Caronas que Inspiram – Flavio Siqueira

Flavio Siqueira é um conhecedor da alma humana. Após trabalhar anos como radialista resolveu investir nas suas proprias mídias. Hoje tem seu canal no Youtube, um blog e fanpage no Facebook, onde distribui todo seu conhecimento.

Conte um pouco sobre sua vida, qual foi sua formação e trajetória.
Comecei literalmente nos céus, voando em aeroclubes, depois fazendo o curso para piloto de avião e helicóptero, voei muito, mas não segui como profissão. Entrei no rádio por acaso aos dezesseis anos acreditando que a possibilidade de mexer com a imaginação das pessoas poderia ser uma ferramenta relevante na construção de um mundo melhor, mais humano. Me dediquei exclusivamente ao rádio até meados de 2008 quando comecei a priorizar minhas próprias mídias na comunicação do que acredito. Hoje tenho um blog, um canal no youtube um perfil e uma fanpage no Facebook e três livros publicados, sempre mantendo a intenção de ajudar as pessoas a se enxergarem “fora da caixinha”.

Não faço planos a longo prazo, nunca tive metas distantes a serem cumpridas. Vivo a cada dia sua porção, estou no hoje e procuro me manter no agora. Aquilo que projeto como sonho a ser atingido será perseguido até que eu sinta que é hora de mudar. Nada é fixo na vida e nosso caminho deve incluir essa flexibilidade, a constante capacidade de mudar quando necessário. A única coisa que não quero é deixar de perceber o que de fato é importante, que nada substitui o privilégio em poder servir o próximo com o que sei fazer, me entregar, ocupar meu tempo na construção de pontes que tornem os caminhos mais claros, os pesos mais leves, as perguntas menos inquietantes.

flavio insight1 (1)

Como equilibra o trabalho e vida pessoal? 
Sou um privilegiado por poder fazer o que gosto, aonde posso, como dá. Não só meus textos e livros, mas meu trabalho como locutor é feito em um estúdio em casa, o que me possibilita, além de trabalhar muito, ótimas oportunidades como, por exemplo, levar e buscar o filho na escola.

De que forma acredita que seu trabalho contribui para a vida das pessoas.
Trabalho para que as pessoas saiam do fluxo do piloto automático. Escrevo para que abram bolsões para reflexão, para o auto enxergar-se. Não importa se estou produzindo um vídeo ou escrevendo um livro, a ideia é gerar provocações, inquietudes, desconstruções tantas vezes necessárias. Justamente por nunca me colocar como dono de nenhuma verdade, faço questão de deixar espaços entre linhas para que cada leitor se reconheça e encontre por si, em si, dentro, as respostas que procura quase sempre lá fora. No fim das contas é um compartilhar de caminho e um chamado para que caminhemos juntos, nos encontremos e cresçamos em consciencia.

Voce já fez alguma escolha que acredita ter mudado completamente o rumo da sua vida?
Cada escolha determina um novo rumo. Nunca sabemos como seria até que optamos em seguir determinado caminho. Mudei completamente o rumo da minha vida quando fui para uma escola, não para outra, fiz um amiguinho, não o outro, escolhi uma profissão, uma mulher, um caminho, seja o que for. Creio que nossas vidas são justamente o reflexo de cada escolha, a combinação de pequenos movimentos que, uma vez modificados, provocarão desdobramentos inimagináveis que mudam nossas vidas o tempo todo.

Gostou? Conheça nosso programa de desenvolvimento pessoal Foco na Direção!

flavio estudio2 (1)

Se você tivesse 5 minutos de atenção do mundo todo para um recado que acha fundamental para a humanidade, qual seria?
Seria a síntese do que tenho falado: Estamos apressados demais, distraidos demais, preocupados demais com o ontem ilusão e o amanhã miragem. Não precisamos de cartilhas, teorias, teologias, dogmas, tecnicas ou nada que nos desloque da dimensão da simplicidade. Aquela que nos melhora como humanos e nos propicia o aquietamento interior. Sem os ruídos provocados por nossas inquietudes perceberemos melhor, enxergaremos mais e saberemos o caminho a seguir.

O que gostaria que estivesse escrito em sua lápide, quando você encerrar a sua vida neste plano que vivemos? Moral da sua história.
Nunca pensei nisso. Prefiro deixar escrito no coração das pessoas uma lição simples e de amor. Prefiro que meu filho e os que amo enxerguem meu caminho como alguém que fez o possível para compartilhar o melhor de si em verdade e intensidade. Não quero nehuma homenagem, mas quero que minha obra sobreviva e seja mais eloquente do que pude ser enquanto estive aqui. Se meus textos, livros e vídeos forem suficientes para fixar valores reais e humanos nos coração das pessoas, o que a lápide em minha sepultura dirá, sinceramente, não vai fazer nenhuma diferença.

Compartilhe conosco um filme, livro ou artigo que inspira sua vida.
Sou um ávido leitor de José Saramago. Apesar de são ser ateu, adoro o ateísmo professado por ele, que, provavelmente morreu sem saber que seu desgosto nunca foi com aquele que chamamos Deus, mas com a religião institucionalizada que se arvorou em falar e manipular em nome Dele. Acho que esse ateismo deve ser valorizado. Outro autor que me agrada demais é George Orwell. A revolução dos bichos é fantástica e o que dizer da obra prima 1984 ? Um livro para ser lido e relido.

Gostou? Então conheça AQUI o blog do Flávio Siqueira!

Conheça as incríveis histórias de Flavia Melissa, Guilherme Lito e Karina Miotto

 

 

Author Roberta Martiniano

Empreendedora, Designer em Sustentabilidade pelo Gaia Education, gerente de projetos, publicitária, filha de artista, reikiana, aquariana, yoguini, viciada em viagens e música, ama meditação e espiritualidade. Carioca de coração, e totalmente apaixonada pela dupla sol e mar!

More posts by Roberta Martiniano

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!