Caronas que Inspiram – Renato Estrella

Renato Estrella, 43 anos
Designer e Shaper
Casado com a Mari, pai de dois filhos, Davi Estrella e João Estrella.

Fale um pouco da sua história.
Nasci em 1970 na zona sul do Rio de Janeiro, mais precisamente na Lagoa Rodrigo de Freitas, vivi a década áurea do surfe carioca, do píer de Ipanema, local de design , estética e estilo inigualáveis das pranchas feitas naquela época, fase na qual o surfe era muito mais que um esporte com manobras radicais, mas sim um verdadeiro estilo de vida.

Aos 13 anos de idade fiz o meu primeiro grande negócio, troquei um allstar e uma mochila da company pela minha primeira prancha, uma monoquilha DICK BREWER clássica havaiana, fantástica! Mudou minha vida, minhas horas livres, minha relação com a cidade, com o mar…Daí pra frente nunca abandonei o surfe e o surfe nunca me abandonou, tive vários tipos de prancha, me lembro de cada uma, do formato, cor e acabamento.
Aos 17 anos, comecei a consertar pranchas de amigos no play do meu prédio e a paixão por design começou ali, logo após fiz faculdade de desenho industrial com foco em projeto de produto e aperfeiçoei meu olhar e técnica. Durante essa trajetória também trabalhei com outros produtos de design como luminárias, móveis e velas.
IMG_4522

 

Qual foi o momento que a paixão e o ócio tornaram negócio? 
Depois do nascimento do meu primeiro filho, decidi profissionalizar minha paixão pelo esporte, aliei conhecimento técnico, paixão e formação em designer e e me tornei shaper com um brother que viveu as mesmas referências das pranchas feitas a mão no modo clássico dos anos 70, convidei meu grande amigo e sócio Marcelo Lobo e
ali nascia a Estrella Classic Surfboards 1970, uma marca voltada para a essência do surfe como lifestyle, com a maioria dos produtos feito a mão e com estética retrô vendemos pranchas de surf, de stand up paddle e alugamos pranchas para um passeio na lagoa.
Fizemos do meu carro, uma Rural Willys 1958 vinho , nossa loja e saímos para pesquisar o melhor ponto, foi em uma dessas busca que decidimos voltar pra onde tudo nasceu, Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente ao prédio onde eu e meu sócio nascemos, onde ganhei minha primeira prancha, onde consertei tantas outras, no mesmo caminho da praia de Ipanema, ponto de encontro de grandes amigos e familiares. Quase 25 anos depois tudo volta a sua origem, redescobrimos o estilo de vida onde os finais de semana voltaram a ser outdoor com o estilo de vida que sempre amamos.

Como trabalha o equilíbrio de ganhar dinheiro e curtir a vida?
Trabalhando com o que ama tudo conspira a favor, os problemas que aparecem resolvemos com determinação, o crescimento da empresa e do dinheiro caminha de forma mais orgânica e a vida segue um fluxo mais divertido de trabalhar.

“Neste tempo que a Estrella está em atividade, aliamos trabalho e lazer, sem saber onde começa um e termina o outro, achamos a nossa fórmula de ter uma folga na direção, e darmos a direção às nossas vidas.””

foto 1-2

Você tem 5 minutos com atenção do mundo todo para um recado que acha fundamental deixar para a humanidade.
A mensagem que eu deixaria para a humanidade seria:
Acredite no seu potencial, trabalhe duro, seja grato as oportunidades que a vida trás, escolha fazer as coisas que realmente ama e não tente ser quem você não é.
O dinheiro não é o mais importante, trabalhe para suprir as necessidades básicas, o que realmente importa é correr atrás da nossa felicidade, aproveitem a vida pra ser vivida da melhor maneira possível e que certamente quem tem saúde, família e um pouco de criatividade tem tudo para ser feliz. O verdadeiro sucesso é a felicidade!!!

O que gostaria de estar escrito em sua lápide, quando você encerrar a sua carreira neste plano que vivemos?(A moral da sua história)
Acredito que ainda falta muito para minha hora chegar e seria difícil acertar a moral da minha história, mas se acontecesse hoje só teria que agradecer a vida que tenho, então acho que seria algo tipo:

OBRIGADO E FIQUEM COM DEUS! 

estrella buda

Conheça mais acessando Estrella Classic Surfboards 1970.
Fotos -Ricardo Rodrigues – @INDIOP5
IMG_4524Imagem 2sala shaper 2

Imagem 1

 

Nosso combustível é a troca de informação portanto queremos te ouvir! Mande seus comentários, textos, ou experiências pra gente! Quem sabe o próximo entrevistado é você?!

[module type=a category=”” amount=”4″ ]

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!