Ano LETIVO ou ano SELETIVO?

By 3 de fevereiro de 2014 Combustível No Comments

Começo de semana, começo de mês e para muitos começo do ano letivo. Tudo bem se você não é mais estudante, os efeitos da voltas às aulas é nítido no trânsito, no comércio e na vida de muitos pais, que agora finalmente podem focar no trabalho pois os filhos estão em segurança na escola. Mas pense bem, se conseguiu reservar um tempo até agora para a criançada é sinal que você consegue dividir melhor o seu tempo nos dias chamados mundialmente de “úteis” – Falei desta classificação na matéria Sexta-feira é um dia útil? Vale pena ler – não é segredo para ninguém e já abordamos algumas vezes aqui no Folga que dedicar mais tempo a sua família, a sua saúde, ao seu lazer e a sua vida social traz benefícios para todas as áreas, tornando a vida mais equilibrada e prazerosa. Na teoria é maravilhoso, mais a prática depende de dedicação, quebra de paradigmas e a escolha de um estilo de vida mais dinâmico.
Um livro que pode te auxiliar nesta busca é O Ócio Criativo do escritor, cientista e sociólogo italiano Domenico de Massi.

Independente se você é ou não um estudante de carteirinha, somos sempre um aprendiz diante de um grande ano letivo e para entrar neste clima de recomeço. Faço um convite para relembrar os tantos inícios de anos letivos que você participou, como era o sentimento de retorno? Tinha o desânimo natural de voltar a rotina (alguma coisa diferente da segunda feira? – leia a matéria que fala um pouco desse dia tão animador – Segunda é sempre…) mas ao mesmo tempo era fantástico sentir aquele frio na barriga da nova classe, dos novos professores, das novas paqueras e dos desafios que viriam nesta próxima série. Outra coisa marcante para mim era a difícil tarefa de reservar um ou dois dias para acompanhar a tão otimista e generosa mulher que iria comprar a lista de materiais com você: A sua ilustríssima mãe. Como fazia com carinho e dedicação, a minha colocava etiqueta em cada lápis e caneta, encapava os cadernos, organizava cada item da lista como se dissesse: A matéria prima você tem, daqui pra frente o compromisso de transformar a informacão em conhecimento é sua meu filho, e a lista era grande:

– 3 pacotes de folha sulfite branca, caderno de 12 matérias, régua de 30cm, esquadro, compasso, mapa mundi e pra aí vai. Lembro-me de um ano que pediram papel higiênico e guardanapo, rs.

E a cada ano os itens aumentavam na mesma proporção da reclamação das mães: Nossa, esta lista nunca esteve tão cara!

Essa quantidade de materiais fazia agente imaginar as matérias que viriam por aí: estudos sociais, desenho geométrico, matemática, geografia, filosofia, física, química e a mais aguardada delas, a educação física. Ta certo que na época ninguém sinceramente gostava de ir para a escola, mas olhando para trás fica a saudade de um tempo bom que não volta nunca mais.

Usando o passado para inspirar o presente, te convido para responder duas questões que podem ajudar muito neste prova de múltipla escolha diária que é a vida. Abandone por alguns minutos suas responsabilidades e pense como um estudante fascinado pelo começo de um novo ciclo.

1. Qual nova matéria você vai colocar como objetivo de aprendizado neste seu “ano letivo”?

2. Qual será a lista de materiais necessários para realizar seus projetos? (veja se não esta guardando material desnecessário, esta é uma mania que temos durante a vida toda)

3. Lição de casa
Dê uma olhada no guarda roupa, no escritório, nos cantos que entulha coisas, enfim pegue tudo que não vai usar mais e de um destino, doar faz bem pra você e para quem recebe, faça o teste, é um ótimo exercício, além de liberar espaço para as novas possibilidades.

4. Lição de vida
Sempre quando pensamos em colocar um projeto em prática, junto vem um monte de barreiras como: dinheiro, filhos e casamento. Para provar que é possível e inspirar suas ideias, finalizamos com este estudo de caso:
Um casal com um filha pequena que eliminaram os excessos e sairam pelo mundo em busca de uma vida mais simples e surpreendente. Acompanhe o projeto: Casei e comprei uma bicicleta.

CaseiComprei13

Não se preocupe, o gabarito com as respostas certas vão aparecer assim que as questões vão sendo trabalhadas e respondidas. O importante é dar início ou continuidade ao que faz vibrar seu coração. Assim não vai reprovar em mais um ano de promessa, ficar de recuperação, colar do colega ou repetir o comportamento da turminha?

Boa aula!

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!