Ayurveda – Dosha Vata, o que é e quais são as características?

By 5 de novembro de 2014 Combustível 2 Comments

– Por Dr.Harsh –

No último texto nós discutimos sobre os cinco elementos da Ayurveda (eter, ar, fogo, àgua e terra) e suas similaridades com nossa natureza interna e externa, com nosso corpo e com a nossa mente.

Quando esses cinco elementos interagem com o corpo são constituídos três dohas (tridoshas): Vata, Pitta e Kapha. Aqui vamos focar no dosha tipo Vata.

Para um entendimento mais profundo é importante saber que todos somos influenciados pelos tres tipos de doshas. Nossas qualidades, biotipos, saúde, sensibilidade, mudanças físicas e atividades mentais são agravadas por conta da falta ou excesso de doshas específicos.

Mesmo que você saiba qual sua formação psicossomática, a Ayurveda enfatiza que é necessário aprender sobre a teoria dos três doshas para que tenha uma visão global da ciência. A teoria é tão importante na Ayurveda que a escola antiga Charak já tinha mencionado que não é um problema se o médico não sabe o nome da doença se ele tem o conhecimento sobre o dosha dominante em determinado paciente.

Nós podemos dizer que os doshas são força da energia primaria responsável pelas atividades psicológicas e patólogicas. Os doshas não são concretos, não se pode fazer um check up dos seus doshas em laboratório com ferramentas modernas para ver se está correndo tudo bem. O conceitos dos doshas é derivado da extensa observação. É uma comparação de que está acontecendo no seu mundo exterior, está acontecendo o interior, e vice-versa, dessa forma é mais fácil entender o conceito em termos da dinâmica operacional.

Vata 3

Já conhece a Cura Pânica, terapia mais poderosa de cura emocional e energética? Cliquei aqui e saiba tudo!

O Vata, como todos os outros doshas, é composto por 5 elementos, mas nesse caso, com a predominância nos elementos Akash (eter e espaço) e Vayu (ar). É considerado o mais poderoso dos Doshas devido à qualidade do movimento. Maharishi Sushrut, grade medico sirurgião da Ayurveda dá um belo exemplo sobre o poder do Vata. Diz que o Pitta é incapaz de mover o Kapha e vice versa, mas o Vata move todos eles e também todas as questões do corpo, é responsável por todos os movimentos. Um exemplo que representa bem o poder do Vata é pela observação da chuva: não é o desejo da nuvem chover, é o ar que causa o movimento necessário que faz a chuva cair. Por isso Vata é o mais poderoso e ativo devido à sua mobilidade que os outros não tem.

Características do tipo Vata:
• Constituição física leve e magra
• Executa rapidamente as atividades
• Fome e digestão irregulares
• Sono leve e interrompido; tendência para a insônia
• Entusiasmo, vivacidade, imaginação
• Excitabilidade, disposição de ânimo variável
• Capta rapidamente novas informações mas também esquece rápido
• Tendência a se preocupar
• Tendência a ter prisão de ventre
• Fica cansado rapidamente, tendência a se esforçar demais
• A energia física e mental se manifesta aos arrancos

É extremamente Vata:
• Sentir fome a qualquer hora do dia ou da noite
• Amar a agitação e as constantes mudanças
• Ir dormir em horas diferentes a cada noite, pular refeições e ter hábitos irregulares de um modo geral
• Digerir bem a comida num dia e mal no outro
• Ter crises emocionais de curta duração e que são logo esquecidas
• Andar depressa

A característica do tipo Vata é a “mutabilidade”. As pessoas de Vata são imprevisíveis e muito menos estereotipadas do que as do tipo Pitta ou Kapha. Sua variabilidade – de tamanho, forma, disposição de ânimo e ação – é a característica que o distingue. No caso da pessoa do tipo Vata, a energia física e mental se manifesta aos arrancos. Os indivíduos desse tipo tendem a andar depressa, ter fome a qualquer hora, amar a excitação e a mudança, ir dormir a uma hora diferente a cada noite, pular refeições e digerir bem a comida em um dia e mal no dia seguinte.

No próximo texto vamos falar mais um pouquinho sobre as características do Vata, como amenizá-lo e balanceá-lo, acompanhe por aqui!

 

Já conhece nossos cursos? Entre aqui para começar sua transformação já!

Author Doutor Harsh

Nascido em uma família de médicos da Índia e morador de Rishikesh e médico do instituto Vardan Ayurveda Nilayam, carrega uma rica experiência de mais de 10 anos na área de doenças crônicas tratadas pela Ayurveda. Foi pioneiro da região na área e já tratou mais de 20 mil pacientes tanto na Índia quanto no exterior. Muito ativo em iniciativas médico-sociais, visitou a região do Himalaia várias vezes com grandes santos e curandeiros espirituais para se aperfeiçoar em Mantrosparsh, Meditação e Yoga Sadhanas. Faz consultas, aulas de Ayurveda, ministra cursos, faz Panch Karma, trabalha com plantas medicinais e medicamentos para cura espiritual. Ele pode ser contatado no email abaixo e também faz atendimentos via Skype: Harsh_ayurved@yahoo.co.in

More posts by Doutor Harsh

Join the discussion 2 Comments

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!