Comum, Normal ou Natural?

Comum, Normal ou Natural?

By 26 de novembro de 2013 Combustível No Comments

Hoje quero fazer um alerta sobre palavras e atitudes que usamos como se fossem sinônimos de forma equivocada: Comum, Normal e Natural.

Comum é o que a grande maioria faz.

Normal como o próprio nome diz é aquilo que obedece a norma vigente, que muda de tempo em tempo, de chefe para chefe, de país para país.

Natural é o que reza a natureza, equânime, justa, equilibrada e constante.

Trazendo para o dia a dia, ser sacana pode até ser comum, ganhar vantagem pode até ser normal, mas não é natural. Natural é ser solidário, natural é ser fraterno, natural é ser amoroso. Rui Barbosa, em um de seus discursos disse:

“…de tanto ver crescer as nulidades, de tanto ver se agigantar o poder nas mãos dos maus, de tanto ver crescer a injustiça, chegará um dia que o homem irá desanimar-se da virtude, rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto”

Tinha razão?
Nos dias de hoje isto já é comum e normal, mas meus amigos isto não é da nossa natureza, o natural é que sejamos honestos e solidários, a honestidade e a solidariedade não são virtudes e sim características de seres gregários, que são aqueles que vivem em agregação, como nós seres humanos, você só será realmente feliz se eu for feliz, eu só serei feliz se você for feliz. Portanto o natural é um zelar pelo bem estar do outro.

Pense nisso meu compadre, pensa nisso minha comadre.
Um grande abraço e um cafuné na tua alma.

Dr. Wilson GonzaGa

 

Já conhece nosso ebook? Baixe gratuitamente aqui!

Author Wilson GonzaGa

Médico-Psiquiatra e Psicoterapeuta é diretor do Instituto Hermes de transformação humana, profundo conhecedor da alma, tem a capacidade de entender a realidade e as necessidades dos indivíduos e unificar a linguagem psicológica à empresarial. Dono de uma risada inconfundível é entusiasta do desenvolvimento do ser humano e da celebração a vida.

More posts by Wilson GonzaGa

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!