E se o seu sobrenome fosse a sua principal qualidade?

By 29 de abril de 2014 Combustível 4 Comments

– Por Rodrigo Borges –

Dentre as idéias que permeiam a minha cabeça, tem uma delas em especial que gostaria de compartilhar com vocês: como seria se o nosso sobrenome fosse a nossa principal qualidade?

Assim, gratuitamente, já nos apresentaríamos destacando verdadeiramente o que temos de melhor no nosso caráter:
– Olá, muito prazer, sou a Maria Generosa, o Bruno Criativo, o Wilson Alto Astral ou a Flávia Sincera, rs…Imagina como seria fantástico e como as relações já começariam um passo na frente?!

Bem antes de impressionar o outro com o que você estudou, com o que trabalha, lugares onde frequenta, quantos amigos tem ou quantos países já conheceu, você daria de presente para o outro o seu bem maior, o seu caráter.

Falo isso pois encontro muitos tidos como “Zé Mané” por aí que me ensinam muitos mais do que esses sobrenomes rebuscados e cheios de herança moral, pelo simples fato de não esconder sorriso, generosidade e com um olhar de simplicidade que encanta. E o quanto isso é bom!

Infelizmente muitas relações se formam ou se escondem por trás de sobrenomes e muitas pessoas vivem a vida toda carregando a fama boa ou ruim dos antepassados. Nem todo filho de peixe, peixinho é! Nossos pais e avós nos influenciam e nos educam somente até um certo período da nossa vida, depois companheiro, é cada um com sua consciência e experiência.

Não estou dizendo que temos que esquecer nosso passado, pelo contrário, temos que ser gratos a tudo, mas chega um momento que temos que tirar as responsabilidades das costas deles e assumir os ônus e os bônus das nossas atitudes.

A tradição das relações já mostraram algumas vezes que o interesse de quem pergunta sobre o seu histórico familiar muitas vezes está relacionado com o poder financeiro da sua família. Já vi muitas conversas começando com: Quem é seu pai, quem é sua mãe, qual é a sua família? No intuito de nos qualificar em uma escala de importância de sobrenome. No entanto as pessoas deveriam perguntar: Quem é você? Qual é a sua principal qualidade?

E a conversa fica rasa e desinteressante, pois o jogo de interesse atrapalha o interesse pelo o próximo.
Sou muito grato pois vim de uma família que, por trás do sobrenome, me ensinou através de exemplo o que é dignidade, respeito e amor pelo próximo, e isso me fez refletir sobre uma outra “viagem”. E se os nossos pais ao invés de nos deixar o sobrenome, simplesmente nos passassem as suas principais qualidades. Graças a eles eu teria um sobrenome um tanto o quanto extenso!

Tenho conhecido pessoas e projetos que para mim só existiam em sonho, então não custa nada imaginar que esta viagem um dia tome forma e seja parte das nossas relações. Portanto te convido a refletir: Se isso se tornasse realidade neste momento você estaria preparado para responder qual é a sua principal qualidade?

Pense nisso e compartilhe conosco!

Grande abraço do Rodrigo Sonhador 😉

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Join the discussion 4 Comments

  • Natália Weber disse:

    Adorei a ideia… outro dia mesmo estava pensando em como não sou o meu nome. E agora, o teu post complementou meu pensamento… Então, refletindo posso dizer que gostaria que meu nome fosse: Natália Nova Consciência, que pode ser traduzido como nascimento (é um dos significado da palavra Natália) de uma nova consciência. Escolhi este nome, pois sinto que há uma conscientização sendo despertada no mundo aos poucos, e eu me sinto impelida a contribuir para que mais pessoas acordem para esta nova consciência.

    • Rodrigo Borges disse:

      Olá Natália, fico bem feliz de ter complementado seu pensamento.
      Quanto ao seu sobrenome, achei fantástico, o mundo precisa de mais sobrenomes como este.
      Grato pelo seu comentário!

  • Rafaella disse:

    Eh dificil pararmos para pensar qual seria a nossa melhor qualidade, mas se todos adotassem essa ideia com certeza seria um otimo inicio de conversa…

    – Prazer, sou a Rafaella Alto Astral. Esse eh meu amigo Rodrigo Sonhador e essa eh a minha amiga Roberta Generosa

    :)

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!