Entusiasmo

By 12 de novembro de 2013 Combustível No Comments

Quero falar sobre este sentimento que mantém a nossa chama acesa.
Etimologicamente a raiz dessa palavra é: Entusiasmo= Entheos+Siasmos – Theos é Deus e Siasmos é coração. Entusiasmo significa viver com Deus no coração.

Trazendo para o dia a dia, como é bom viver e trabalhar entusiasmado, seja no comando de uma empresa, de uma equipe, de um cargo ou de um momento de “folga” porque também somos merecedores. O tipo de profissão não importa, seja como radialista, como ascensorista de elevador, como financeiro, como médico, como porteiro ou dona de casa, quando estamos entusiasmados, somos cada vez mais produtivos.

Quando eu morava em São Paulo, vivi uma história que foi exemplo para os meus dias, a situação era trágica, a sogra de um amigo morreu em um acidente de carro e coube a ele buscar o corpo no IML, como sou médico e amigo que é amigo está junto em todas as horas, a pedido dele fui acompanhar. Quando chegamos ao local, me deparei com um ambiente um tanto quanto diferente, mas o trabalho de um daqueles profissionais que maquiam e reconstituem os cadáveres me chamou atenção, o homem fazia aquilo com tamanho entusiasmo que fiquei observando aquela cena: a reconstituição de uma bela senhora que faleceu em um acidente de carro. O profissionalismo e a dedicação daquele funcionário era tamanha que por um momento esqueci do quanto era estranho aquele trabalho, também pensei se alguém almejava um trabalho daqueles, mas a questão é que aquele profissional fazia com orgulho e respeito e tranformou o dia a dia que tinha tudo para ser péssimo em um dia digno e feliz de trabalho.
Assim que finalizou e saiu da sala, contagiado dei um abraço neste homem e o cumprimentei e espantado com minha manifestação ele disse: Nunca vi pessoa tão entusiasmada cumprimentando o meu entusiasmo.
O entusiasmo é contagiante, não perca tempo na vida se fazendo de morto, com entusiasmo até maquiar defunto pode ser bom.

Pense nisso meu compadre, pensa nisso minha comadre.
Grande abraço e um cafuné na tua alma.

Dr Wilson GonzaGa

Foto – @pipe_contenthouse – Dr Wilson e Dona Raimundo, 102 anos – Comunidade da Cachoeirinha – Amazônia

Author Wilson GonzaGa

Médico-Psiquiatra e Psicoterapeuta é diretor do Instituto Hermes de transformação humana, profundo conhecedor da alma, tem a capacidade de entender a realidade e as necessidades dos indivíduos e unificar a linguagem psicológica à empresarial. Dono de uma risada inconfundível é entusiasta do desenvolvimento do ser humano e da celebração a vida.

More posts by Wilson GonzaGa

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!