Em busca da verdadeira cura – Lissa Rankin TEDx

Em busca da verdadeira cura – Lissa Rankin TEDx

By 22 de maio de 2015 Combustível No Comments

lissarankin2

Lissa Rankin é uma ginecologista americana que largou tudo para se dedicar a uma pergunta muito importante: O que realmente deixa uma pessoa saudável e o que realmente deixa uma pessoa doente? Há muitas pessoas que aparentemente são muito saudáveis, fazem esporte, alimentam-se bem, são bem sucedidas no seu trabalho, mas tem problemas de saúde que simplesmente nunca vão embora.

O TEDx da médica apresenta um desafio para a própria medicina, que tem dificuldade em aceitar práticas que não são comprovadas pela ciência. A medicina é uma ciência muito especializada, tem “doutor” pra tudo, desde o dedo mindinho até fio de cabelo. Toda essa especialização, tantas máquinas pra diagnosticar e reconhecer sintomas são muito importantes. Há doenças muito sérias, difíceis de tratar, que não estão “disfarçadas” por nós, e é preciso que se faça de tudo para curá-las e melhorar a vida das pessoas. Mas e quando nos vemos num caso como esses, teoricamente “sem explicação”? Eles são muito frequentes, e você, lendo esse texto agora, pode estar se sentindo assim, ou pelo menos já se sentiu alguma vez na vida.

Ela levanta a questão: e se não estamos olhando para o todo? E se estamos lidando com cada problema individualmente? Cada parte do corpo individualmente? Cada médico se especializa em um órgão, em um sintoma, em um remédio. Mas e quando o problema está DENTRO do seu coração? E quando ele é uma dor que não tem hora certa pra vir, que não vem quando você come algo estragado, quando se machuca? Todo mundo já sentiu essas dores algum dia, e sabe que elas demoram para ir embora, e estranhamente, um dia elas voltam, e podem ficar por muito tempo.
Em sua pesquisa, a médica não achou respostas, mas ela aprendeu a fazer isso: olhar para o todo. Você não é só seu corpo. Sua vida é sua história, sua família, seus amigos, namorado, marido, seu ambiente de trabalho, sua relação com espiritualidade, com as coisas que você não consegue entender totalmente, seu trabalho, seu dinheiro, sua sexualidade, sua cidade, seus pensamentos e… por fim, o seu corpo. Só quando você entende  que você é um constante equilíbrio entre forças que dependem uma da outra, como uma pilha de pedras, é que consegue buscar a cura, pois vê que não adianta buscar em nenhum consultório: ela está dentro de você. Sempre esteve.

LISSA'sCairn

Esse é o desafio: com três palavras em mente, amor, gratidão e prazer, feche os olhos em silêncio, pare de prestar atenção no que está pensando, e se pergunte: “O que tem de errado comigo? Como posso ser mais honesto sobre mim mesmo?”. Ouça seu coração. Você vai ouvir o que você quer de verdade mas esconde de si mesmo, aquilo que te faz chorar muito, que você tem medo que os outros saibam, aquilo que aconteceu há anos e até hoje continua te atormentando. Aí mora a sua dor. É dela que você vai se curar, de dentro pra fora, e escrever a sua própria receita.

Leia também: Marcelo Cardoso – TEDx e TED do Ricardo Semler – E se o seu emprego não controlasse a sua vida?

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!