Green School, a escola mais verde do mundo!

Green School, a escola mais verde do mundo!

Chegou o grande dia!
Motinha, capacete, câmera eu e a Ro…destino?
Realizar mais um sonho! Conhecer uma das escolas mais sustentáveis do mundo, lugar onde a nossa criançada irá estudar com certeza!

Os rabiscos no papel indicava 40 km de percurso! Com poucas informação seguimos por uma estradinha típica do interior, só que da Indonésia: mão simples com acostamento que se fundia com as plantações de arroz. Seguíamos firmes e contentes de moto, cantando e cruzando caminhões de galinhas, deparando com vistas deslubrantes e abençoadas. Em meio aos campos verdes, o dourado dos diversos templos abençoava o percurso.

IMG_6535

Oi, você sabe onde fica a Green School?
Siga em frente!
Mais uma parada:
Oi, você sabe onde fica a Green School?
Estão bem pertos!

Resultado: Perdidos por 30 minutos, finalmente estávamos perante ao grande templo da Nova Educação! A aventura valeu a pena, confira essas imagens que registramos da escola.

Além da arquitetura única, a escola é referência no mundo e nós separamos alguns aspectos que me chamou atenção:
Na metodologia de ensino não existem provas, só revisão do que foi ensinado! Os estudandantes aprendem recursos a lidar com as emoções, com o lixo que produzem e com a natureza.
80% dos estudantes são de vários países do mundo, inclusive Brasil, e os outros 20% que são obrigatoriatoriamente Indonésios e todos são contemplados com bolsa.
Todos estudantes tem aula da língua, cultura e arte indonésia.
50% da energia é solar e estão construindo uma mini usina hidrelétrica para chegar a 100% de produção própria.
Ao todo são 12 classes que vão da pré-escola a highschool.
Todo menu de alimentação tem 2 opções: vegetariano e normal. Por mais que defendem o respeito pela natureza prezam por não fazer lavagem cerebral nos estudantes.
Existem práticas de yoga semanais para os alunos e todos aprendem mantras.
Para proteger o clima de “viver em vila”, a média é de 300 alunos e nunca superior a 500.

IMG_6530

Outro ponto importante é que a escola é o ponto central de uma vila que cresceu ao redor para dar suporte, onde pais podem se hospedar e participar de funções e trabalhar bem perto de seus filhos, tornando tudo um organismo familiar vivo e pulsante.

Saí de lá com muita vontade de me envolver efetivamente com aquela história, quem sabe daqui uns 2 anos!

Se assim como nós, você também se encantou, conheça mais aqui sobre a Green School e também acompanhe outras experiências como Ubud e seus encantos e Bike, Budha e Bagan.

Grande abraço!

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!