– Por Flavia Melissa –
Quando falamos em meditação, a maioria das pessoas pensa em sentar-se em flor de lótus, fechar os olhos… E simplesmente não pensar em nada. Esta ideia a respeito da prática é um dos principais motivos pelos quais tão poucas pessoas têm o hábito de meditar – não pensar em nada é absolutamente difícil!
Na verdade, podemos pensar na meditação como uma estação de trem: nossa percepção é como se fosse um passageiro, na plataforma, observando os trens que passam, um atrás do outro, nos trilhos à sua frente. Os trens são os nossos pensamentos: durante a prática meditativa, eles continuam passando pela nossa mente. Mas não é porque os trens se sucedem passando pela plataforma que precisamos entrar em qualquer um – não é porque nos vêm uma imagem à cabeça, uma lembrança ou preocupação que precisamos nos arremessar em cima delas. Podemos apenas observá-las passando, e perceber maravilhados como elas vêm e vão.
A mente não sabe fazer outra coisa além de pensar. Temos, em média, 60 mil pensamentos por dia, e 90% deles são exatamente os mesmos que tivemos no dia anterior. É esta hiperfunção cerebral que faz com que nos sintamos esgotados e atormentados com a vida cotidiana.
Quando nos dedicamos ao processo de observar nossa mente – ver como ela funciona, quais os pensamentos mais recorrentes, qual é seu movimento para nos distrair de nós mesmos, sempre pensando no que já passou ou no que ainda não aconteceu – é que dominamos a mente, ao invés de sermos escravizados por ela.
Existem inúmeras técnicas, formas e níveis de meditação, o que proporciona que a prática beneficie a todos, até mesmo àqueles que nunca meditaram na vida. Não precisa nem estar sentado: basta que sua mente se dedique apenas… à observar a si mesma.
ॐ BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO ॐ
De modo geral, os objetivos perseguidos através das práticas meditativas são sempre os mesmos. Nossas mentes encontram-se constantemente trabalhando, seja fixando-se no passado, seja se orientando para o futuro, o que torna muito difícil estar focado no momento presente. A Meditação nada mais é do que um método que procura afastar todos os pensamentos de preocupação, ansiedade, expectativa ou medo, trazendo a atenção do praticante para o presente – seja através da observação de seu mundo interno nas práticas solitárias, seja se utilizando das imagens que são geradas a partir das instruções dadas nas práticas guiadas. Quando a mente se cala, o momento presente é vivenciado e, com a devida atenção, torna-se possível separar os pensamentos de nossa identidade. Quando há o recital de mantras, observam-se os movimentos da mente através do estabelecimento de uma meta clara para ela (a repetição de palavras ou frases).
São muitos os benefícios experienciados pelos praticantes de Meditação; dentre eles, destacam-se a melhoria da concentração, da memória e da capacidade de atenção, além de efeitos profundamente positivos na qualidade do sono de quem se dedica à Meditação com determinada frequência. Outros benefícios comumente relatados estão associados ao aumento gradual da autodisciplina, da determinação e da diminuição progressiva de sentimentos de ansiedade e inquietação mental.
Dentre as filosofias religiosas do oriente que adotam a meditação como uma prática religiosa no sentido da obtenção de um estado espiritual mais elevado se destacam o Budismo, Bramanismo, Taoísmo e também algumas artes marciais como o I Chuan e o Tai Chi Chuan. De modo geral qualquer pessoa pode meditar, independendo da idade ou condição física.
Conheça AQUI o canal no Youtube de Flavia Melissa!
Amei o texto Flávia!