O poder da vulnerabilidade – Brené Brown

O poder da vulnerabilidade – Brené Brown

By 20 de julho de 2015 Combustível 2 Comments

Um dos piores medos que temos hoje em dia é o medo de fracassar e a sensação de não sermos bons o bastante. Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Brené Brown desenvolveu durante 12 anos uma pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade e diz que essa condição não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.

Diz que quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação, a empatia e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso se distanciam das experiências marcantes que dão significado à vida e acabam se sentindo frustradas.

Por outro lado, aquelas que mais se expõem e se abrem para coisas novas são as mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de sentimentos como inveja e ciúme. É preciso lidar muito bem com os dois lados da moeda a fim de alcançar a felicidade de realizar todo o seu potencial.

Depois de estudar a vergonha e a empatia durante seis anos e colher centenas de depoimentos, a Brené chegou à conclusão de que compreender e combater a vergonha de errar e de se expor é fundamental para o sucesso. Ninguém consegue se destacar se ficar o tempo todo com medo do que os outros podem pensar.

“A vergonha extrai seu poder do fato de não ser explanada. Essa é a razão pela qual ela não deixa os perfeccionistas em paz – é tão fácil nos manter calados! Se, porém, desenvolvermos uma consciência da vergonha a ponto de lhe dar nome e falar sobre ela, nós a colocaremos de joelhos. A vergonha detesta ser o centro das atenções. Se falarmos abertamente sobre o assunto, ela começará a murchar.”

 

Já conhece nosso ebook? 10 formas de controlar o tempo para o tempo não te controlar: BAIXE AQUI!

Author Roberta Martiniano

Empreendedora, Designer em Sustentabilidade pelo Gaia Education, gerente de projetos, publicitária, filha de artista, reikiana, aquariana, yoguini, viciada em viagens e música, ama meditação e espiritualidade. Carioca de coração, e totalmente apaixonada pela dupla sol e mar!

More posts by Roberta Martiniano

Join the discussion 2 Comments

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!