O poder de dizer não

O poder de dizer não

By 26 de agosto de 2015 Combustível No Comments

Fala-se muito sobre o poder de dizer sim e se abrir para possibilidades, deixar a preguiça, o comodismo e a inércia de lado. Mas e quanto ao outro lado dessa história?

Existem muitos problemas  que surgem da dificuldade em dizer Não. Usado com sabedoria, o Não pode construir integridade em você, ser uma forma de não se permitir ser explorado. Uma palavra que exige muita coragem para ser dita e é difícil de se ouvir, mas que pode significar mais liberdade na sua vida.

É importante entender que o Não é diferente de negatividade. Negatividade é um hábito que você pode adquirir por muitos motivos, medo, acomodação, timidez. Já dizer não é abraçar uma escolha racional, é pensar antes de fazer. Tenha claro que dizer Não é essencial quando você está fazendo isso de uma forma condizente com seus próprios ideais e valores, quando te põe no foco dos seus objetivos e principalmente quando as coisas não estão indo bem e você entende que PRECISA mudar o curso da sua vida.

Dizer Não é uma coisa difícil, principalmente se você se sente bem em fazer coisas para outras pessoas, amigos, família. Não entenda mal, essa é uma ótima característica! Se você sente prazer em servir, isso faz de você um bom amigo, um bom irmão, uma boa pessoa. O Não machuca quem ouve, e pode levar a um conflito de ideias, uma discussão, coisas que muita gente quer evitar.  No entanto, muitas vezes isso é absolutamente necessário.

O Não pode fazer o seu sim ser mais relevante! Quando você fala algo com a sinceridade de quem realmente sabe sobre o que está falando, seja sobre um assunto pessoal ou profissional, sua opinião é bem recebida pelas pessoas. É muito chato quando alguém fica dando um jeito de dizer algo sobre tudo, mesmo aquilo que não entende bem. Além disso, o Não fortalece as suas amizades verdadeiras: se você não consegue dizer Não para alguém de jeito nenhum, talvez o problema seja outro: você esteja sendo controlado.

Então, aqui vão três dicas para tornar o Não mais possível:

1 – Ao invés de dizer sim, tente dizer “vou ver se consigo”; “vou tentar” ou “vou pensar sobre isso.”. Dê respostas mais suaves, com palavras diferentes, formas diferentes de dizer que algo não te deixa confortável. “Eu preferiria fazer dessa forma”, “Achei interessante, mas que tal…?”.

2 – É essencial sempre se manter calmo, não deixar a raiva, vergonha, egoísmo ou nenhuma sensação negativa transparecer. Seja sincero e claro.

3 – Que tal praticar respostas? É ótimo para aquelas pessoas que SEMPRE vem te pedir coisas. Grave na sua cabeça a frase que você vai dizer e como vai dizer para aquele momento (negar um trabalho pro seu chefe porque já está cheio de coisas, parar com aquela mesma discussão sem sentido com a namorada por saber que não vai dar em nada, etc). Use essa mesma frase todas as vezes em que for necessário que você diga Não, quantas vezes for preciso, até a pessoa entender.

Pouco a pouco, você vai ver que o Não vai te fortalecer, te tornar uma pessoa que reflete sobre suas atitudes, pensa antes de agir e faz suas ações terem mais sentido.

Aprenda 10 formas de controlar o tempo para o tempo não te controlar, baixe o ebook AQUI!

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!