A vida é como pisar num rio!

A vida é como pisar num rio!

By 14 de janeiro de 2015 Combustível One Comment

– Paola Miorim –
Leitora Inspirada

‘A vida é como pisar num rio: um segundo depois já não é a mesma água. ‘  Em algum momento da minha vida li ou ouvi essa frase, ou algo parecido, e ela foi pra mim esclarecedora e aterrorizante. Porque é a mais pura verdade, porque ao mesmo tempo que nos consola, sabendo da continuidade e mudança de todas as coisas, nos dá a sensação de descontrole. Nada está em nosso controle, e está tudo sob controle. Antagônico? Sim, pode ser. Mas é a verdade.

Todos os dias as coisas mudam, você muda, o mundo muda. A cada momento algo muda na sua vida e em você. E qual o problema disso? Nenhum! A vida está aí exatamente pra isso. O que seria de nós se não houvessem as mudanças, as chegadas e partidas, as perdas e ganhos. Nos alegramos com as nossas conquistas mas na maioria das vezes são as perdas que nos ensinam mais.

“Precisamos sentir o frio pra valorizar o calor.” Amyr Klink

Consegue imaginar como seria sua vida sem nenhuma mudança? Se você não tivesse se despedido de absolutamente ninguém, se tivesse todas as coisas, situações e pessoas que sente saudade ainda no seu cotidiano. Como seria? Um verdadeiro caos ouso afirmar. Talvez insuportável, e sem o aprendizado valioso que os dias difíceis e os alegres trouxeram.

Ah… mas eu sinto saudade! Sim, eu sinto, como sinto saudade de coisas e pessoas que não estão mais no meu dia a dia. Mas a saudade pode também ser alegre, a dor pode ensinar. E a dor não precisa ser sofrimento para o resto da vida.

É preciso reconhecer, reafirmar e relembrar TODO SANTO DIA que estamos aqui na estrada da evolução. Somos todos irmãos nesse caminho de aprendizado. E nem todo aprendizado é fácil, às vezes alguns são bem difíceis. Mas necessários. É aquela história que o que transforma a pedra bruta em diamante é o atrito, o conflito. O que nos transforma são os encontros, as situações que vivemos. E aí entra a escolha de cada um do que fazer das situações, sejam elas boas ou ruins. Mesmo envolvendo sentimentos, o que fazer é sim uma escolha.

Monja Cohen com toda sua sabedoria define o apego que temos à dor. Porque a dor e a alegria são um instante. Todo o resto é lembrança. E nos apegamos a essas lembranças e deixamos que elas tomem conta de nossos dias, neutralizando o presente que temos, e nos atrapalhando de construir nosso futuro.

Você pode sofrer, você pode chorar, pode ter dificuldades de superar. Mas a escolha é sua, e só sua, do quanto isso vai arruinar a sua vida até que você deixe ir.

Deixar ir talvez seja um dos segredos da vida. Deixar ir o que não te faz bem. Deixar ir o que não quer mais estar ao teu lado. Deixar ir o que não te acrescenta mais nada. Deixar ir aquele emprego que você na verdade não quer mais. Deixar ir um relacionamento que há tempos já não é mais. Deixar ir sentimentos ruins e mágoas. Deixar ir coisas boas, mas que já deviam ter ido, pois você mudou. Deixar ir hábitos que te atrapalham. Deixar ir o que não te acrescenta mais, para o que realmente importa nesse momento possa chegar.  Não é fácil, mas é libertador.

Só o que temos é a impermanência, é esse exato momento. A pessoa que começou a escrever esse texto também já não é a mesma agora. Refleti, pensei, lembrei-me de ensinamentos e com certeza já mudei.

Perene é a mudança.

Vivemos tão apegados ao que foi que não conseguimos enxergar o que realmente É.

Deixe ir, pura e simplesmente. Como no rio, o rio deixa ir, deixa as pedras irem, deixa as águas irem, e se transforma, se purifica, se renova, se esvazia para que novas águas cheguem, e ele ganhe força e vida.

Deixe ir o que já foi, seja o que você é agora, para poder se transformar no que quer ser no futuro.

NAMASTÊ _/\_

Leia também: Transformar não é mudar, Independência, Quem está falando, mente ou coração?

Author Leitor Inspirado

Este é um querido passageiro/leitor que compartilhou suas inspirações e somou muito para o projeto! Quer uma carona? Nosso combustível é a troca de conhecimento, portanto fique à vontade para enviar suas inspirações para folganadirecao@gmail.com

More posts by Leitor Inspirado

Join the discussion One Comment

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!