Caminhos da vida – Somos todos peregrinos!

- Por Paola Sansão Lucas-

Somos todos peregrinos!

“Caminhante, não há um caminho, são as tuas pegadas o caminho”.

Antônio Machado nos brinda com este sábio verso num poema que faz refletir sobre a busca de um rumo para a vida. Qual o sentido de estarmos aqui neste exato momento? Se você está lendo este texto certamente já se fez essa pergunta.

Somos, cada um de nós, um universo composto de experiências particulares, vivências, tropeços, vitórias, laços e nós. E a maioria de nós, a maior parte do tempo está remoendo o passado ou ‘pré-ocupado’ com o futuro. E o presente, a única chance real que temos para reger a nossa vida, fica observando, inerte, nosso desgaste neste infindável cabo de guerra. Porém, “perder-se também é caminho” (ah, Clarice Lispector!) e podemos aprender com as topadas nas pedras por aí, escolhendo, a qualquer momento, sacudir a poeira e dar um novo primeiro passo, mais consciente, mais focado. Assim vamos aprendendo a escolher mais sabiamente diante das encruzilhadas, a observar os sutis sinais que os caminhos nos colocam, a levar menos bagagem, carregando somente o essencial e nos desapegando do que já não nos serve mais (leia aqui nosso post sobre desapego).

 

Nessa jornada encontramos pessoas que nos amparam, outras que nos mostram novos mapas, rotas alternativas, pessoas que nos acompanham, algumas por certo tempo, outras por uma vida toda e outras que, embora muitas vezes não desejamos, ficam para trás, porque escolheram outros caminhos. E tudo está certo como está, no fim, todos os caminhos vão dar no mesmo lugar, pois a Fonte é única e o destino de tudo é evoluir, mais cedo ou mais tarde, por estradas tortuosas ou caminhos floridos, de acordo com as escolhas de cada um. Sabemos que estamos no caminho certo quando percebemos que não há de fato uma estrada a seguir. É quando percebemos que somos peregrinos de nós mesmos e o verdadeiro caminho é interior, é percorrer o espaço que liga a mente ao coração. O sábio poeta persa, Rumi, já nos disse há séculos:

“O que procuras está tão perto que não há espaço para um caminho”.

Portanto, adelante peregrinos!

Espero encontrá-los pelo Caminho! ;)

QUER UMA CARONA?

Nosso combustível é a troca de informação portanto queremos te ouvir! Mande seus comentários, textos, ou experiências pra gente! Quem sabe o próximo colunista é você?!

 

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!