Sustentabilidade = Conexão

Sustentabilidade = Conexão

By 24 de maio de 2017 Combustível 2 Comments

– Por Isabel Valle –

Será que ainda dá tempo de sermos sustentáveis e mudar os rumos que o planeta e a sociedade tomaram?

Alguns falam que é necessário regenerar, pois ser somente sustentável talvez não devolva o equilíbrio sistêmico necessário à vida e às relações.

Em 2015, a ONU definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – estabelecendo uma agenda de ações até 2030, com o intuito de estabelecer um modelo global para promover prosperidade e o bem-estar de todos, erradicando a pobreza e protegendo os ecossistemas planetários.

Organizações mundiais, como o Gaia Education e o Sistema B, estão se alinhando com as ODS e impulsionando suas ações com pessoas e empresas a partir dos 17 Objetivos.

E nós? Como sermos sustentáveis ou regenerativos no cotidiano e nas relações?

De início, pensamos no básico, que é separar o lixo, economizar água, fazer trabalho voluntário… acho que podemos mais e, talvez, o ponto seja na qualidade e não na quantidade!

Se observarmos de perto, as ações sustentáveis ou regenerativas, sejam na dimensão individual, coletiva, institucional ou social, começam na tomada de consciência do que precisa ser feito. A partir daí, tudo acontece!

Estar consciente é estar Presente, aqui, no Agora, nesse mesmo minutinho em que você lê esse texto (aliás, quero te fazer um convite: pare por um minuto e preste a atenção em sua respiração).

Leia também: Nós temos sensores elétricos!

Para estar no Agora é necessário estar conectado, antes de tudo, a si mesmo. Perceber seus próprios pensamentos, as nuances de suas emoções, cada escolha, traz Presença, consciência e poder. Não o poder sobre o outro, mas o poder fazer o que realmente se quer, e ser o que realmente se é. Nascemos sustentáveis, integrados e sabendo ser coletivos, mas ao longo da história inventamos inúmeras distrações do Agora e fomos perdendo o foco das coisas mais importantes que tínhamos.

Talvez, a maior das perdas foi a conexão com nosso sentido íntimo, nosso self, nossa alma, sabedora do Mistério. Abrimos mão de Ser para ter a coisa pronta, pré-pronta, já preparada, superficial – sem a nossa alma – e o resultado é o descarte fácil de tudo.

É hora de recuperarmos a alegria da surpresa, o olhar que nutre, o abraço que traz chão para as emoções, chão para nossa Luz, chão para trilharmos nele lado a lado, mesmo sem saber as respostas. Talvez agora, o que vale mesmo, é fazer boas perguntas.

Qual conexão precisa ser regenerada para sermos mais sustentáveis?

De hoje em diante, quando ouvir falar em sustentabilidade, pare e reflita qual conexão você precisa regenerar, com pequenas atitudes e boas escolhas, e siga em frente.

Ser sustentável é continuarmos nossa caminhada juntos, em conexão consigo, com os outros e com o Todo.

Pense nisso :-)

 

Author Da Cabine

Rodrigo Borges é ócio Criador do Folga na Direção, criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio. Roberta é empreendedora, publicitária, filha de artista, reikiana, aquariana, yoguini, viciada em viagens, ama meditação e espiritualidade. Carioca de coração, e totalmente apaixonada pela dupla sol e mar! Da cabine comandam o Folga na Direção!

More posts by Da Cabine

Join the discussion 2 Comments

  • Raquel disse:

    Olá Isabel, parabéns pelo texto! Ele faz a conexão do micro para o macro e nos pensar em tudo!

  • Angela Varella disse:

    Bel , adorei!
    Irretocável!
    Se você me permitir dar continuidade a esse movimento… Conexão —- Sintonizando a Frequência —-Preparar para Decolar ( na Nave da Evolução Coletiva)!

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!