Protesto na Copa!

By 8 de julho de 2014 Combustível 6 Comments

– Por Rodrigo Borges –

Aproveitando o ensejo, momento “protesto” e “Copa”, gostaria de compartilhar minhas ideias para um efetivo “protesto” na Copa.

Um dos significados de protesto é manifestar-se contra, mas contra o que?

Também estive entre as milhões de vozes que saíram nas ruas gritando palavras de insatisfação e indignação, mas após um ano o que pude observar é que aquela força na rua foi muito positiva, mas que os movimentos foram gradativamente diminuindo e migraram para as redes sociais. Os assuntos e a indignação são os mesmos: o governo, saúde, educação, padrão Fifa, desigualdade social, insegurança, transporte público, e essa semana, a lesão do Neymar, uma pancada que doeu nas costas de um país inteiro.

Durante todo esse processo vi muita gente reclamando de coisa que nunca os fizeram pensar, nunca os atrapalharam em nada, simplesmente mostraram sua indignação influenciados pela maioria. Através de muitas mensagens pelas redes sociais, as timelines viraram um canal de conteúdos negativos, desgraças, acidentes. Acho que muita coisa ruim está realmente acontecendo, mas não é só disso que a vida é composta. Por isso gostaria de fazer um convite a vocês: Protestar por uma semana de forma mais introspectiva e intimísta na Copa….da sua casa! Sim, aquela ali bem perto da cozinha!

A idéia é olhar para o próprio umbigo e se questionar sobre os mesmos assuntos que há um ano batem diariamente na porta dos brasileiros, mas de forma diferente e eficaz:

Sem culpa, tire as máscaras que a vida te faz colocar e reflita sobre os assuntos que realmente GOVERNAM a sua vida:

Saúde!
Como anda a sua saúde mental, física e espiritual?
Antes de pensar em se indignar com hospitais, SUS, filas e mais filas, pense agora sobre a sua qualidade de vida. Pense sobre a qualidade do que tem te alimentado, das refeições e das companhias de cada uma delas. Tão importante quanto a comida física, vem o alimento para alma e para o espírito. No seu cardápio está incluso entretenimento de qualidade, assuntos positivos, momentos de folga, de práticas para tranquilizar a mente e viver o presente celebrando a vida?

Cuidar de você mesmo significa uma melhora imediata na sua vida e no mínimo ajuda o sistema público, pois você não será mais uma pessoa nas milhares de filas dos hospitais.

Educação!
Aqui inclui o tema com o significado de aprendizado e também como prática de caráter.
Antes de se indignar com a educação brasileira, pense em como tem melhorado seu conhecimento. Você tem feito algum curso novo, tem conversados com pessoas interessantes ou reciclado antigos conhecimentos? Hoje as facilidades do mundo virtual e os milhares de workshops com rápida duração facilitam o aprendizado e as possibilidade de conhecer “novos mundos”.
Agora sobre a boa e velha conduta educada, infelizmente tenho visto ao redor do mundo muita gente mal educada, que não faz questão do próximo. O mais indignante é a supervalorização de pessoas de nariz em pé, que tratam pessoas com cargos inferiores com extrema grosseria!

Mas felizmente tenho visto muita gente educada, generosa e com um baita sorriso no rosto.

E você? Tem sido educado com seus pais, irmãos, vizinhos e amigos? Um simples “bom dia” com alegria faz toda diferença no seu dia a dia e na vida das pessoas que cruzam seu caminho. Ser educado e elevar seu grau de conhecimento, significa qualidade nos relacionamentos e também significa escolhas mais claras na vida.

Insegurança!
Mais do que a insegurança pública, gostaria que pensasse nessa característica presente em todo ser humano, a insegurança de ser quem é, de achar que não é bom para isso ou para aquilo, a insegurança de ir atrás dos seus sonhos, das suas vontades, a insegurança que paralisa a vida e faz com que sabotemos nossas mais lindas características e desejos.
Buscar o auto-conhecimento é o remédio para este problema público, estou nesta busca e a cada passo que dou, percebo que a simplicidade é o que me move e eu que movo meu mundo. A cada descoberta o alivio e a alegria mostra que para ser seguro é preciso respirar, caminhar e celebrar!

Autoconhecimento resulta em um ser humano mais tranquilo e seguro e isso torna o cidadão mais pacífico, reverberando em uma cidade mais harmônica.

“Momentos de silêncio fazem toda a diferença para um grito consciente.”

Transporte público!
Este é um dos temas que mais vejo pessoas reclamando de barriga cheia, aliás de garagem cheia!
A quanto tempo não pega um ônibus ou um metrô? Se locomove de bicicleta a pé ou de carona afim de colaborar com o trânsito da sua cidade?
Se não tem possibilidade de pegar um transporte coletivo, torne o seu transporte coletivo! Compartilhe o seu carro! Oferecendo carona, você pode fazer diferença na quantidade de carros nas ruas e mudar, imediatamente o seu tempo desperdiçado em filas e mais filas de carro.

Outra ideia é levar uma vez por semana uma pessoa que realmente sofre com o transporte público, e muitas vezes ela está ai bem pertinho, na copa ou na cozinha. Imagine a alegria para a família dessa pessoa, ver ela chegando mais cedo para aproveitar mais tempo com os filhos, marido ou esposa.

Desigualdade social!
Este é um tema muito amplo, mas vou arriscar falar de um assunto que pode ser a raízes das diferenças materiais. Compartilho uma ideia sobre o amor ao próximo. Trocaria este “ao próximo”, por amor “a você mesmo”. Ninguém é capaz de doar amor verdadeiro ou um sorriso espontâneo, se o mesmo sentimento não está presente dentro de si. Está faltando fazer e viver coisas que realmente te fazem feliz, independente do olhar dos outros. Está faltando se gostar e se curtir, pode parecer estranho, mas é um dos grandes problemas da humanidade, o distanciamento da sua essência. Este desencontro com sua paz e felicidade, resulta em relacionamentos rasos e frios que naturalmente viram relações conturbadas e desesperadas. Neste assunto sugiro uma reflexão sobre a sua relação com você mesmo e aí mais uma vez caíAmos no autoconhecimento! O próximo passo é trabalhar o amor ao próximo e aí não imaginemos algo distante, vamos pensar nas relações com estas pessoas especiais que sempre habitam as redondezas da Copa da sua casa, a sua família ou os amigos próximos.

Como anda as relações com os mais próximos? Tem dado valor a quem acompanha a sua trajetória a muito tempo?

Padrão Fifa!
Esse será o objetivo de todas as reflexões, ter uma vida “padrão FIFA”, não é egoísmo nenhum. Querer levar um vida mais equilibrada, saudável, com relações de qualidade e acima de tudo em paz é natural. Para isso é preciso primeiramente dar uma Folga para olhar se a sua Direção está indo conectada com sua essência e com seus sonhos.

Com a globalização e a facilidade de comunicação, muitas vezes a vida nos leva a caminhos bem distantes do que nos faz feliz e só depende de cada um buscar essa reconexão. Espero que este texto simples abra janelas para você respirar e olhar para cada assunto com bastante calma e sem cobrança. O simples fato de olhar para a sua vida, faz com que muitas coisas mudem para melhor e naturalmente você observará as mudanças que tanto queremos no mundo, não porque lá fora mudará muita coisa, mas sim porque aí dentro tudo vai se encaixar e vibrar positivamente, e aí você olhará para as relações e os antigos problemas com mais sabedoria e entendimento.

Este protesto sim tem um efeito imediato, e depois de organizar esse seu “governo”, naturalmente sua atitude irá influenciar e inspirar a vida dos que estão à sua volta.

Que agente provoque mudanças primeiro na nossa “copa” para depois cobrarmos as devidas e merecidas leis e atitudes governamentais.

Ah quanto ao Neymar, também fiquei triste, mas fique tranquilo que tem muita gente cuidando dele, use essa energia pra você e para quem está na sua seleção.

Grande abraço, nos encontramos por alguma rua desse protesto chamado vida!

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Join the discussion 6 Comments

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!