fbpx
Caronas que Inspiram – Angelina Piracanga

Caronas que Inspiram – Angelina Piracanga

Conte um pouco sobre a sua história e como começou a comunidade.
Tudo nasceu de um sonho, cheguei em Piracanga há 10 anos. Eu vivia em Portugal com Gabriel, meu marido, e com meus dois filhos. La tínhamos criado um centro holístico de muito sucesso que existia há 10 anos e era muito lindo o trabalho. Eu era professora, dava cursos de Reiki, ensinava as pessoas a fazerem Leitura da Aura, era terapeuta, atendia muita gente diariamente e criava muitos eventos, fazíamos bastante coisa mesmo!

Passado alguns anos decidimos ir para o Brasil fazer o mesmo, montar um centro holístico e também uma comunidade. Queríamos viver em um lugar tropical, na praia. Resolvemos vender tudo em Portugal, sem conhecer ninguém e nada no Brasil. Mas claro, há uma importante história que vem por trás dessa decisão.

Há muitos anos atrás eu tive um sonho, e foi o mais forte, real e lindo da minha vida. Era assim: mergulhei em uma água azul cristalina e muitos golfinhos vieram até mim e me levaram para dentro do mar. Nesse sonho eu podia respirar e falar dentro da água, os golfinhos falavam comigo e me escutavam, era uma coisa muito estranha mas eu sentia que era verdade, não era como um sonho comum…era muito diferente de tudo que eu já havia sonhado na vida.  Os golfinhos me levaram para um lugar que havia um rio, o mar e também uma floresta. Era um lugar maravilhoso e quando eu cheguei lá fiquei em total êxtase, e aí o sonho terminou.

Na época eu estudava com um xamã, então contei o sonho a ele e me disse que um dia eu encontraria esse lugar e quando encontrasse teria que viver lá, pois era o lugar onde eu realizaria todos os meus sonhos.

Enfim, o tempo se passou e 20 anos depois eu encontrei esse lugar, que é Piracanga. Tudo aconteceu em uma viagem ao Brasil, em Itacaré – Bahia, onde conhecemos um nativo que nos levou para conhecer um lugar considerado mágico que se chamava Piracanga. Lá fomos em um pequeno barquinho de pescador, chegando lá, pulamos do barco e alcançamos a terra nadando. Quando eu pisei na praia não acreditava, comecei a chorar, chorei muito de emoção pois o lugar era exatamente o que eu havia sonhado 20 anos atrás, com rio, floresta e mar! Então disse para meu marido: É esse o lugar, é o lugar dos meus sonhos!

Muita coisa aconteceu nesse meio tempo, o lugar sequer estava a venda, mas eu sabia que era lá que tínhamos que morar. Passado um tempo, o lugar ficou a venda e começamos uma corrida contra o tempo para conseguir garantir o lugar e fechar o negócio. Depois de muita aventura, conseguimos levantar o valor com investidores de Portugal e conseguimos comprar a fazenda.

Em seguida vendemos tudo que tínhamos construído em Portugal e nos mudamos para o Brasil com as crianças. Até então a terra era praticamente intocada, sem a mínima infra estrutura ou estrada. Compramos uma casa em Itacaré e ficamos lá nos primeiros 3 anos, enquanto construíamos a estrada, a infraestrutura e também trabalhávamos na legalização do espaço. Nesses primeiros anos eu ainda ficava 3 meses no Brasil e 3 em Portugal, pois eu ainda ajudava o centro que eu havia vendido a continuar seus trabalhos.

Claro, no início surgiram muitas dúvidas se eu estava fazendo a coisa certa, chorei muito, fiquei desesperada algumas vezes, e pensei muitas vezes que eu estava fazendo uma loucura por causa de um mero sonho. Mas eu não conseguia não fazer pois o sonho era muito forte. Começar do nada em outro país foi muitíssimo difícil mas havia uma força muito grande dentro de mim e eu sabia que tinha que fazer.

Como funciona a comunidade e quais são as atividades que ela oferece?
Aos poucos fui fazendo muitos amigos no Brasil, comecei a dar cursos de Reiki, fazer Leituras de Aura, e no boca-boca o centro foi ficando conhecido. Nós em Piracanga usamos Leitura de Aura para tudo, desde problemas financeiros e administrativos e o que sustenta a comunidade e a prática do trabalho espiritual.

Como eu tinha uma vontade imensa de criar um novo mundo, um mundo realmente diferente,  uma escola onde as crianças fossem verdadeiramente felizes, então criei a escola em parceria com a Ivana, que tinha o mesmo sonho. Hoje a escola tem aproximadamente 30 alunos fixos e também recebemos os filhos das pessoas que vão para Piracanga para fazer cursos, portanto ficam por tempo indeterminado.

Temos também a universidade, que foi criada por duas jovens, uma de 19 e outra de 21 anos. Ambas tinham perfis absolutamente distintos, uma era um pequeno gênio, muitíssimo estudiosa e a outra de espirito livre, viajante, mas que sonhava em construir um mundo melhor para os jovens. Por um milagre elas se uniram e fundaram a Universidade Livre. O projeto ficou tão incrível, impressionante, bem planejado e estruturado que eu aprovei e demos maior apoio para a realização. Em apenas 3 meses já tínhamos 15 alunos matriculados e hoje estamos no quarto semestre e já temos lista de espera.

Os universitários tem um programa para cada trimestre. No primeiro você tem 4 horas de trabalho espiritual com um guia, palestras, aulas. Também tem 4 horas de projetos, você pode escolher o que quer aprender e trabalhar. Temos o Ragí, que é o líder espiritual da comunidade, e ele da palestras quase todos os dias, os Satsangs e as meditações iniciadas as 4:30 da manhã. Ele criou o Caminho de Iluminação onde o estudante faz aulas de yoga, meditação, palestras, vivências, tem aula de música, entre outras atividades. Os jovens universitários também participam de algumas atividades. Eles podem escolher as atividades que vão participar e no último trimestre eles se especializam em alguma área.

Em Piracanga temos um tesouro que é ajudar as pessoas a descobrirem seus sonhos e seus talentos. Valorizamos muito cada ser. Lá todos são apoiados a criar seus sonhos. Onde é que você está? O que você sonha? O que quer fazer da vida? E assim foi com as duas jovens que sonharam em criar uma universidade e nós apoiamos. Assim aconteceu com outra jovem artista na comunidade que sonhou em criar uma sala de artes e hoje o projeto cresceu e está enorme, virou uma Escola de Artes e é incrível o trabalho que se desenvolve lá. Temos também uma Escola de Culinária Vegana e a Escola da Natureza, voltada para permacultura.

Hoje temos na comunidade 45 adultos, 12 jovens e 25 crianças, mas em Piracanga temos outras pessoas pois além da comunidade, temos uma Ecovila com muitas casas. Na Ecovila há muitos moradores, mas a maioria são pessoas que vão passar férias ou fazer cursos.

Temos também uma casa infantil onde ajudamos na educação de crianças carentes.

Foco 2.0 Banner site-10

Você disse no início da entrevista que gostaria de construir um mundo melhor, em que consiste esse mundo, quais são os valores e objetivos desse projeto?
Um mundo melhor é um mundo onde as possam viver seus sonhos, onde elas possam se realizar, descobrir quem são. Onde elas tem um espaço de descobrirem o que está dentro delas, como é o caso da Celeste, que chegou e não sabia quem ela era. Uma menina super tímida, não sabia que era uma artista, mal conseguia falar e a transformação foi tão grande que hoje ela dá cursos, tem uma escola, tem muito sucesso e está em um processo de auto realização muito grande. Hoje ela sabe quem é e consegue realizar tudo que planeja. E assim como ela, quase todos em Piracanga.

Nosso sonho é criar um mundo onde as pessoas descubram quem são, quais são seus talentos, possam viver em paz, e sejam felizes e realizadas. Sempre focamos no trabalho interior. Se você não se conhece sempre vai buscar a felicidade fora de você e nós sabemos que isso não funciona. Você pode ter todo sucesso do mundo, amores, dinheiro e não ter felicidade. Se você encontrar dentro, independente do lugar que estiver, vai ser feliz, tendo muito ou pouco.

Eu acredito muito na abundância e uma pessoa realizada tem abundância em tudo que quiser, pode não ter nada, dinheiro nenhum, mas se quiser ter, terá. O dinheiro está a nosso serviço, serve para criar o que queremos.

A intenção é que todos os seres possam se iluminar dessa vida, que todos os seres possam ser felizes, que todos os seres possam viver em paz, que possa acabar o sofrimento na terra. Essa é uma parte.

A outra parte envolve a natureza, viver em harmonia com ela. Usamos somente produtos orgânicos, temos um laboratório onde se produz shampoo, sabonete, produtos de limpeza. Fazemos isso para preservar nosso lençol freático, pois toda a água que usamos vem de lá. Também não temos energia elétrica, toda energia vem do sol e para completar o desenvolvimento das artes, um mundo cheio de arte é um mundo mais feliz.

piracanga_centro01-4884e67409

Como são os trabalhos de desenvolvimento com crianças, jovens e adultos na comunidade?
Observamos que os adultos dão muito trabalho, pois já estão cheios de programações mentais, problemas, sofrimentos e medos. Mudar o mundo só com adultos dá trabalho e demora muito tempo. Tem uma limitação muito grande. Trabalhamos com adultos pois fazemos muitos cursos mas é um trabalho muito lento. Então dos adultos fomos para as crianças, pois se conseguirmos que uma criança cresça se respeitando, sendo quem ela é, sem esse montão de programas enfiados nela e podendo viver com amor e paz, nós já estaríamos criando um mundo novo, então nosso foco durante vários anos foi todo para as crianças. As crianças que recebíamos na escola vinham cheia de problemas e muito machucadas emocionalmente e hoje elas estão cem por cento curadas e super felizes.

Já passamos um período onde o foco era todo nos bebês, no nascimento natural, no cuidado com as grávidas. Uma gravida é uma Deusa em Piracanga, muito respeitada e muito honrada. Os bebês também, para nós ele é um Deus chegando à Terra. Nós não percebemos isso, mas quando um bebê está nascendo é o espirito, é o divino chegando à Terra.

“Quando ele nasce vemos um bebê, mas na verdade quem está lá é Deus, é o momento em que ele se encontra com a matéria e é o momento em que nós nos encontramos com Deus também.”

Se um bebê nasce, damos as boas vindas a Deus, a chegada dele é muito além do corpo físico, é um presente e a energia de um parto é algo extasiante, é muita energia chegando, é pura luz. Os bebês tem uma força incrível, podem mudar muita coisa.  Um exemplo é se você tiver em um lugar com 50 pessoas e um bebê começa a sorrir, todos vão se voltar a ele e interagir. Se chorar também vão querer fazer algo para que ele pare de chorar. Se o bebê precisa de algo muita gente se movimenta para ajudá-lo, e isso porque ele ainda nem fala!

Sempre conversei com os bebês quando estavam na barriga das suas mães, conversava com os espíritos deles e eles me diziam o porquê de estarem nascendo, a missão deles na Terra, o que eles trariam de conhecimento. E realmente tudo que eles me diziam aconteceu depois que nasceram, os pais confirmam muitas coisas depois.

Agora estamos em uma fase onde a energia está focada nos jovens, descobrimos que os bebês e crianças demoram um tempo, os adultos são complicadíssimos. E os jovens? São uma camada social que é mais abandonada. Fala-se muito do bebê, de nascimento, de crianças. Os adultos já tem um lugar de prioridade, mas e os jovens? São vistos como os desadaptados, usam drogas, são malvados, rebeldes, dão problema aos pais e são culpados de tudo. Isso é um grande erro da sociedade!

Os jovens estão onde estão pois o mundo que os oferecemos é muito desumanizado, sem muito amor, sem muitas possibilidades. Quando chegam na adolescência logo viram uma projeção de problemas, o que acaba gerando um problema de fato. Não tem lugar na sociedade para os jovens a não ser vídeo game, baladas, drogas, etc.

Vimos que quando damos oportunidade a eles é incrível o que acontece. Eles vivem no agora, querem que as coisas aconteçam de um jeito rápido e tem um poder de criação muito forte. Começamos os trabalhos com os jovens mais próximos e agora já temos 12, fora os que estão na universidade. Quando damos oportunidades, eles criam muito e com rapidez. A universidade de Piracanga é um exemplo disso!

A dedicação dos jovens é maior que a dos adultos. Em uma das turmas que tivemos um jovem que era um problema para a família, vivia a noite, usava drogas e os pais já não sabiam mais o que fazer. Depois que chegou a Piracanga nunca usou droga ou bebeu álcool e se descobriu um músico incrível. Todos o amam e ele é um menino de ouro. Então começamos a descobrir que o problemas não são os jovens, são os adultos, a sociedade. Os jovens são verdadeiros, inteiros, intensos e os adultos não. Os adultos mentem, escondem sentimentos, agem contra o coração e isso os deixa confusos e acaba causando rebeldia. Por isso hoje tenho os jovens como foco.

piracanga_centro04-796db87ce4

Como os leitores podem participar da comunidade?
As pessoas podem participar da comunidade, fazer parte e morar. Podem também morar na Ecovila, alugando uma casa é possível participar das atividades, abertas ou pagas. As atividades do Caminho da Iluminação são todas abertas.

Há também a Escola de Serviço que tem diferentes formas de participar, como voluntário ou aluno. Suas qualidades são disponibilizadas a serviço do todo. Temos espaço para todos sem exceção! Temos idosos, jovens, crianças, ricos, milionários e pessoas que não tem absolutamente nada. Todos trabalham juntos, sem distinção.

Muitas pessoas se conhecem em Piracanga e depois montam negócios juntos. Vários centros de cura em São Paulo, Rio e Argentina tem Piracanga por trás. Todos esses centros juntos formam a Comunidade das Rosas, onde existe ajuda mútua e acontece intercâmbio de pessoas entre elas. Você pode participar da escola de serviços viajando pelas comunidades também.

Gostaria de saber um pouco mais de você como líder. Como você se vê a frente de um projeto tão lindo. O que você diria para outros líderes que estão lendo essa matéria?
Primeiramente eu diria que nós temos que rever a visão de liderança. Para mim ser líder é servir, essa é a verdadeira missão de um líder. Aprendi que temos que inspirar, dar o primeiro passo, estar preparado para fazer tudo. Se temos que varrer a sala, devemos o primeiro a fazer. Um líder cuida, dá exemplo e ajuda todos a brilharem. Ao mesmo tempo que coloca limites dá a mão a todo mundo, não deixa ninguém para trás.  Vejo que o líder precisa de muito trabalho interior pois quanto mas você se trabalha, confia em si mesmo e consegue enxergar a frente, melhor líder se torna. Então você ajuda e inspira todo mundo e ao mesmo tempo os protege. Eu acredito que o mundo precisa de novos lideres, com uma visão diferente. Precisa daquele que se perguntam: como eu posso servir às pessoas? De que forma posso servir a cada um? Ele deve ter uma visão global e estar sempre a serviço. Deve esquecer de si próprio e se trabalhar muito, pois vai receber poder e responsabilidade. É um grande desafio não se sentir sobrecarregada ou perdido no ego. Nossas necessidades devem estar sempre atrás das necessidades dos outros, por que se não, fica perigoso.

148622_465448543491436_182254815_n

Como essa grande líder e sonhadora imagina Piracanga daqui 10 anos?
É uma pergunta difícil de responder pois se você me perguntasse isso 10 anos atrás eu jamais imaginaria tudo que está acontecendo. Um ano em Piracanga acontece tanta mudança e tanto crescimento não consigo prever nenhum ano. Como em Piracanga vivemos muito o momento presente e criamos o tempo todo, tudo muda demais. Mas uma coisa temos muito clara em nossas mentes: que todo mundo viva feliz, com muita abundância, muito respeito e vivendo seus sonhos.

Sinto que Piracanga está crescendo muito, que em breve teremos um Ashram, dentro da comunidade e também na Ecovila, para as pessoas que querem seguir o Caminho da Iluminação liderado pelo Prem Ragí mais focados.

O Ragí é meu filho, dei a luz a ele, mas toda nossa identificação como mãe e filho desapareceram. Hoje ele é mais um companheiro espiritual do que um filho. Eu sou a líder da comunidade e ele é o líder espiritual, meu também. Nos respeitamos muito, nos amamos profundamente e trabalhamos juntos. Eu escolhei ele com meu líder espiritual e o Prem Baba como meu Guru.

Se você tivesse 5 minutos de atenção do mundo para um recado, qual seria?
Nós só podemos mudar o mundo exterior se mudarmos o nosso mundo interior. Quando mudamos internamente, o mundo muda com a gente. Para mim o trabalho espiritual é a base de tudo, se não há base interior você pode criar coisa maravilhosas fora, mas elas vão cair em algum momento, fica muito frágil. Se você mudar dentro, tudo que fizer vai ser sem esforço, fluído e cheio de verdade. Piracanga só é o que é pois todos fazem um trabalho intenso interior. Quando você se ama você gera amor a sua volta, se você está feliz, gera felicidade também. Essa é minha mensagem: comece por dentro, comece por você!

 

Author Roberta Martiniano

Empreendedora, Designer em Sustentabilidade pelo Gaia Education, gerente de projetos, publicitária, filha de artista, reikiana, aquariana, yoguini, viciada em viagens e música, ama meditação e espiritualidade. Carioca de coração, e totalmente apaixonada pela dupla sol e mar!

More posts by Roberta Martiniano

Join the discussion 7 Comments

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!