fbpx

Caronas que Inspiram – Denielle Filetti

POST Caronas que Inspiram Danielle Felleti– Por Aline Angusso –

Denielle Filetti é formada em engenharia civil, atuou muitos anos na área e sempre muito bem sucedida na profissão. Teve sua “virada de mesa”aos 35 anos quando conheceu o Yoga.  Foi se envolvendo cada vez mais até ir pra India e ficar encantada com a cultura oriental. Em seu retorno, resolveu largar tudo e se dedicar à vida de Yoguini. Hoje é professora de Yoga e tem seu espaço em Santos, onde recebe muitos alunos e cumpre seu Dharma com amor e satisfação.

Conte um pouco sobre sua trajetória, vida pessoal e seus projetos.
A minha formação é engenharia civil e trabalhei muito anos na area, sou casada e tenho 2 filhos. Sempre tive consciência da importância do caminho espiritual, a Igreja era um lugar que eu me sentia bem, que me dava força. Depois que tive meu segundo filho, eu entrei no caminho do yoga como aluna, até então nem conhecia, nem sabia o que era, mas comecei a praticar e a me sentir muito bem. Com isso fui incluindo mais e mais o yoga em minha rotina. Um dia, por meio de um amigo do meu marido, conheci o Prof Marco Schultz, aí eu me inscrevi no curso e achei tudo muito interessante, em especial a ideia de aprofundamento e auto- conhecimento, com isso fui me envolvendo cada vez mais com o Yoga. No final do curso, fui pra Índia e passei o ano novo no Ashram da Amma, foi um experiência muito incrível, embora tenha havido certa resistência da minha família no início, mas com o tempo, tudo foi se ajustando, inclusive eu. Vi que o Yoga era meu Dharma, sem esforço, e aí tudo começou a fluir. E o meu principal projeto é servir, não busco retorno financeiro, apenas espiritual, que me preenche, me sustenta, muito mais que qualquer conta bancária.

danielle_filetti_1

Como equilibra o trabalho e vida pessoal?
Eu me descobri peregrina mais tarde, depois de ter casado e ter tido filhos, por isso eu busco o equilíbrio nisso tudo, entre a minha dedicação à família e ao Yoga. A família é um lado fundamental, que eu curto muito, por isso eu aprendi  que tem hora pra tudo, tem hora para estar com os meus filhos na Hamburgueria, no cinema, levar na escola.. inclusive para trazer o equilíbrio para a vida da minha família. E tem o momento de eu ensinar e praticar Yoga, mas isso eu aprendi com o tempo, porque minha história com o Yoga foi muito intensa e no começo foi difícil trazer o equilíbrio e a meditação foi peça-chave para ver maior e aprender a falar não, foi o amadurecimento que me trouxe esse equilíbrio para transitar nessas duas caminhadas da minha vida, a família e a Yoga, sem conflito.

Como foi trocar a engenharia pela Yoga?
Eu sempre fui muito prática na minha vida, gosto de resolver tudo rápido, sem enrolação, nem complicação, mas quando eu trabalhava em obras, eu me apegava aos funcionários da obra, tanto que até frequentava a casa de alguns, compartilhava de seus problemas e procurava ajudar, eu via que eu servia mais no lado pessoal que para a obra. Quando engravidei, tive uma pausa antes do Yoga entrar na minha vida, para me dedicar à criação dos meus filhos, por isso não foi uma troca brusca. Eu ainda tenho esse lado prático no Yoga, o Yoga sutil para mim é mais abstrato, minha facilidade está em sentir no corpo, no denso, tanto que o Método Iyengar é bem minha linha, vai ao encontro do meu propósito. E é legal que a gente vê que o caminho espiritual não precisam ser só pessoas que se ligam à espiritualidade mais sutil, é um caminho que abraça a diversidade de propósitos, o meu caminho é o caminho do Yoga, não o único caminho, obviamente, mas o meu caminho.

danielle_filetti_2

O que é Yoga para você?
Yoga é tudo na minha vida, eu sinto que se não fosse o Yoga não sei como teria enfrentado tantas adversidades, é o que me fortalece, é uma filosofia de vida, é a base da minha vida, em todos os sentidos. A gente vive Yoga 24 horas por dia, não apenas em um tapetinho. É a base da minha vida, em todos os sentidos, em tudo. É onde eu me sustento, me suporto e tudo posso suportar!

Como foi estar num dos últimos cursos ministrados pelo Guruji Iyengar?
Uma força maior me levou para Índia, pois estava num momento que não era propício eu viajar, mas mesmo assim, eu fui. Estar na Presença de um mestre assim como Iyengar, a energia que ele te passa, só de estar ao lado dele, era muito intensa… as pessoas que vivem próximas a mim sabem o quanto mexeu comigo, o quanto me transformou. Depois com o desencarne dele, foi mais intenso ainda. Eu acho que é uma energia que fica para sempre e hoje eu sinto uma conexão maior com ele, sentindo mais ainda a presença dele.

De que forma acredita que seu trabalho ou seus projetos contribui para a vida das pessoas??
É incrível como as pessoas chegam no meu espaço em Santos, as pessoas procuram Yoga sempre por algum motivo, por algum problema de saúde, por indicações médicas para stress e doenças da mente.E o método Iyengar tem um olhar especial para dores de cabeça e coluna. E você vê que quando o aluno se entrega, ele se cura. Então não tem felicidade e benção maior que ver alguém diminuindo ou sublimando suas dores, tendo maior qualidade de vida e o mais importante, o fortalecimento das pessoas para a vida, serenidade para a mente e alívio para o corpo.

IMG_0508

De todas as escolhas que você fez, qual delas mudou completamente o rumo da sua vida? Conte como foi.
Hoje minha vida é fazer e desfazer malas, eu nunca imaginei uma vida assim, uma transformação em 12 anos surreal! Minha vida foi muito intensa, o Yoga que mudou o rumo da minha vida.

Se você tivesse 5 minutos de atenção do mundo todo para um recado que acha fundamental para a humanidade, qual seria?
Sem fé, sem um caminho espiritual, as pessoas não conseguem viver, sem isso, vive-se uma vida muito pequena.

O que gostaria que estivesse escrito em sua lápide, quando você encerrar a sua vida neste plano que vivemos? (moral da sua história)?
Fiz meu Melhor, estou em Paz.

Compartilhe algo que inspire sua vida (artigo, texto, música, vídeo, fotos ou qualquer expressão que possa inspirar outras pessoas)
Um Livro que eu acho inspirador é Yoga na Vida de Iyengar, conta a história dele, porque ele foi um mestre espiritual numa vida mundana, porque ele também teve uma família, filhos e o Instituto dele, onde até as netas dele são professoras, então eu me identifico muito com isso.

Leia outras Caronas que Inspiram AQUI!

Author Aline Angusso

"Paulistana, espiritualista, canceriana, yoguini, ex-lutadora de boxe e eterna lutadora pela alegria, poliglota, apaixonada por músicas e mantras, alucinada por make-ups, aspirante à escritora, secretária executiva por descoberta"

More posts by Aline Angusso

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!