fbpx
Fórum Junta Local + Arca Urbana: Pela comida boa e LOCAL!

Fórum Junta Local + Arca Urbana: Pela comida boa e LOCAL!

By 14 de julho de 2015 Combustível No Comments

“Comida boa e local.”. Essa é uma porta para começar a melhorar a qualidade de vida. A alimentação é uma coisa tão rotineira que esquecemos de refletir mais sobre isso, e nos deixamos levar pela ansiedade, pela praticidade e vício que temos em certos alimentos, muitas vezes industrializados, com excesso de condimentos como sal e açúcar, realçadores de sabor, conservantes, gordura saturada, etc.

No Rio de Janeiro, um dos movimentos que promove o encontro de pessoas ao redor da alimentação com muito sucesso é a Junta Local, uma comunidade de produtores, chefs e gastrônomos em prol da comida justa e local. A Junta tem ficado cada vez mais conhecida pelas feiras que realiza no Rio de Janeiro, e pela qualidade do que é oferecido pelos seus produtores e afiliados.

juntalocal2

BANNER lado

Para fortalecer essa comunidade, é importante se juntar para conversar sobre o tema e como proceder de forma inovadora, pensando nas especificidades de mercado e dos consumidores do Rio de Janeiro. Através de uma iniciativa da empreendedora social e consultora em sustentabilidade Karen Demavivas, que realizou projetos em bioconstrução pela CARPE – Negócios Socioambientais e planejamento estratégico na Junta Local, o coworking Arca Urbana e a Junta Local uniram suas comunidades em parceria para a realização do Fórum Junta Local + Arca Urbana, um evento para debater a criação de uma comunidade sustentável de pequenos produtores e negócios gastronômicos e uma forma de impulsionar a produção e alimentação local.

Chefs, produtores e donos de negócios gastronômicos se reuniram para duas rodas de bate-papo e um brainstorming coletivo, tratando de temas como a busca por comida boa e local, orgânicos e, principalmente, conexões justas e colaborativas com produtores, e os principais desafios na relação com compradores e os desafios de produção, logística e negociação.

IMG_4423

Karen Demavivas e Thiago Nasser, idealizadores do evento

IMG_4525IMG_4458Bruno Negrão (Comuna), Karen Demavivas, Carolina Figueiredo (Market) e Thiago Nasser

IMG_4633

IMG_4634

Fotos: Rafael Togashi

Um dos projetos incubados pela Arca Urbana é o Clube Orgânico, sobre o qual já escrevemos por aqui, que fornece frutas, legumes e verduras orgânicas mensalmente de produtores de Nova Friburgo, entregando em casa. Victor Piranda, um dos fundadores do Clube, participou do bate-papo falando sobre a relação com produtores rurais. Dá pra perceber que essa parceria está cheia de propósito, né? Fique ligado para próximos eventos e saiba mais sobre a Junta Local (http://www.juntalocal.com/) e Arca Urbana (http://arcaurbana.com/).

IMG_4654

(da esq. para a dir.: Thiago Nasser e Henrique Moraes (Junta Local), Bruno Negrão (Junta Local/Comuna), Paula Jubé e Fred Dantas (Arca Urbana) e Karen Demavivas)

Fotos: Rafael Togashi

 

Leia também! Clube Orgânico – Trocando felicidade!  e Arca Urbana – Mais do que um coworking, uma escola do ser

Author Albano Moura

Jornalista do mundo e produtor audiovisual em busca de novos lugares, pessoas e ideias. Soteropolitano (logo percussionista), apaixonado pela natureza e pelo conhecimento.

More posts by Albano Moura

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!