fbpx

Hahahahahaha – Yoga do Riso

– Por Roberta Martiniano –

Aqueles que convivem comigo costumam dizer que tenho “a porca do riso solta”…rsrsrs. Realmente, independente da circunstância, estou sempre dando risada, fazendo piada e tentando me divertir. Sempre fui assim, pois venho de uma família que adora fazer brincadeiras e tirar sarro, no bom sentido. Consequentemente, acabo atraindo e me relacionando com pessoas engraçadas e com bom senso de humor, o que acaba potencializando a risadaria. Resumindo, praticamente todos os dias da minha vida me vejo em situações extremamente engraçadas que me fazem chorar de tanto rir. Yoga do Riso

Durante a infância e adolescência isso é muito natural, afinal não se tem obrigações, preocupações e responsabilidades. Acontece que isso perdura na minha vida (o que acho ótimo) mas hoje enxergo essa característica com outros olhos. Entendo o valor e importância de se rir das situações que nos acontecem. Quando digo rir quero dizer gargalhar, não sorrir. A gargalhada é tão poderosa quanto a meditação! É um momento em que corpo e mente estão em total sintonia, a pratica da presença está completa. Ao “gargalhar” você nunca estará pensando no que fazer amanha, como vai resolver o problema do seu carro ou como vai pedir aumento. Ao gargalhar o ser está totalmente entregue ao AGORA.

Rir das situações é praticar um delicioso desapego que só tem a beneficiar quem pratica. Além disso, o corpo recebe milhões de estímulos e libera endorfina, que quebram redes neurais negativas e dá uma sensação de relaxamento e bem estar, ou seja, você transmuta seu estado imediatamente! E se tiver em grupo, melhor ainda, a risada contamina e leva alegria para todos ao redor, já fica como “a boa ação do dia”. Não é demais?

Recentemente li uma reportagem sobre Yoga do Riso e achei uma pratica incrível. É um tipo de Yoga executada provocando o riso, e para isso não é usado humor ou comédia. Foi criada pelo Médico Dr. Kataria na Índia e combina riso incondicional com respiração Yogica (Pranayama), resultando em variados benefícios a nível físico e mental.

O Yoga do Riso (Hasya Yoga ) é baseado no fato científico de que o cérebro não distingue o riso falso do riso real, podendo tirar os mesmos benefícios físicos e psicológicos. É uma atividade lúdica com o objetivo de mudar o estado de ânimo dos participantes. Kataria concluiu que a gargalhada ajuda no processo de recuperação das doenças e dos desequilíbrios emocionais.

Os lugares onde se pratica são chamados de “Clube do Riso”. Alegam que que é importante a coletividade na prática desta atividade pois o riso como exercício físico é estimulado ao ser feito em grupo. Através do contato direto de olhares e de uma atitude de brincadeira de criança, logo se transforma em riso real e contagioso.

O primeiro clube do riso foi formado em 1995, na Índia. Hoje existem mais de 6000 Clubes do Riso espalhados por mais de 60 países. É certamente um processo divertidíssimo e geralmente está dividido em várias fases, onde se inclui uma meditação ativa e exercícios de relaxamento que trazem inúmeros beneficios ao nosso organismo.

• Na primeira fase é explicada a técnica e o conceito da sessão. Após começam os exercícios de respiração.
• Na segunda fase começam os exercícios de riso sem motivo (porque não é preciso ter uma razão para rir).
• Na parte final os praticantes são induzidos ao relaxamento e meditação para que se conectem com o EU interior.

Segundo o Dr. Madan Kataria, duas sessões de yoga do riso por semana, de 15-20 minutos de duração, melhoram muito a produtividade de uma empresa, reduzindo o stress e aumentando a motivação e a eficiência. Compartilhar esses momentos de alegria pode fazer toda a diferença para se alcançarem melhores resultados.

O yoga do riso é uma excelente dinâmica de grupo que fortalece os laços entre os colaboradores da empresa e em países como a Dinamarca, a Alemanha, a Índia e a França já é utilizado. Um estudo científico nos EUA mediu a auto-eficácia de empregados que praticaram Yoga do Riso durante 15 minutos em 15 dias de trabalho consecutivo. Depois de 3 semanas de sessões diárias de Yoga do Riso todos os participantes melhoraram em todas as habilidades de concentração, relacionamento e gerenciamento de problemas. Passaram de empregados com “potencial” a empregados com “aptidões”. As melhorias persistiram depois do estudo.

Yoga do Riso é muito praticado em Portugal mas no Brasil já se podem encontrar alguns Clubes, especialmente nas grandes capitais. O principal representante da modalidade no país é André de Rose, assista AQUI a entrevista dele no Jô Soares.

Leia também O poder dos Mantras, Bioenergia, Ansiedade – sai pra lá!

 

Author Roberta Martiniano

Empreendedora, Designer em Sustentabilidade pelo Gaia Education, gerente de projetos, publicitária, filha de artista, reikiana, aquariana, yoguini, viciada em viagens e música, ama meditação e espiritualidade. Carioca de coração, e totalmente apaixonada pela dupla sol e mar!

More posts by Roberta Martiniano

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!