fbpx

O poder da respiração

By 8 de setembro de 2014 Combustível No Comments

POST Respire fundo 1– Por Roberta Martiniano –

Você certamente já ouviu muita gente dizendo: calma, respire fundo, vai dar tudo certo! Essa expressão que já é quase um dito popular tem um poder que não conseguimos nem imaginar. A respiração é uma ferramenta gratuita e muito eficiente, mas poucos conhecem seu real valor.

Já reparou que quando estamos estressados ou enfrentamos uma situação de perigo nossa respiração fica curta, forte e o coração dispara? Pois é, essa é uma resposta automática de ação que nosso organismo, de forma inteligente, nos oferece para que possamos “fugir do predador”. Nosso corpo funciona dessa forma desde os tempos dos primórdios, salvando a espécie humana de muitos males, mas hoje, na era da pós modernidade em que vivemos, sabemos que a atuação desses instintos não precisa mais fazer parte do nosso dia a dia e temos mecanismos para controla-los.

Segundo a filosofia chinesa, quando nascemos temos predeterminada a quantidade de respiração que faremos durante nossa passagem pela Terra, isso significa que se você respira em uma velocidade acelerada e ofegante, sua energia vital vai embora e sua vida termina antes da hora. Independente de filosofia a respiração tem o poder de acalmar corpo e mente, de conectar nossos pensamentos com nosso coração e principalmente, de limpar nosso corpo. Dizem que 90% das impurezas do corpo saem através da respiração!

O conhecimento Ayurvedico diz que a respiração é a nossa maior fonte de cura. A médica Bri Maya, autora do maravilhoso livro The Path of Practice, conta que a maioria dos casos de distúrbios das pacientes dela foram curados pela meditação e pela respiração. Existem respirações especificas para dissolver diversos males: energia negativa, confusão mental, concentração, equilíbrio, raiva e assim por diante. Pela Ayurveda, nossa narina esquerda absorve a energia feminina (energia da lua, fria), já a narina direita absorve a energia masculina (sol, quente). Se uma das narinas está obstruída vai causar um desequilíbrio de energia. Por exemplo, uma pessoa que tem a narina esquerda fechada e respira predominantemente pela narina direita, tende a ficar mais agressiva, raivosa e impaciente pois a energia masculina está predominando. O contrário acontece também, se a narina esquerda recebe mais oxigênio, a pessoa tente a ficar muito permissiva, carente ou angustiada.

Nos horários de “cruzamento do dia”, ou seja, nascer e pôr do sol, meio dia e meia noite, nossas narinas devem funcionar perfeitamente, o fluxo de ar deve ser o mesmo dos dois lados. Se uma das duas estiverem obstruídas nesses horários significa que nossa saúde não está perfeita.

No Yoga temos inúmeros exercícios de respiração que são os Pranayamas. “Prana” significa a força vital do universo e “ayama” significa regular ou alongar. Prana é a energia vital necessária para as nossas camadas físicas, sem a qual o corpo morreria. É o que nos mantém vivos. Pranayama é o controle do prana através da respiração, sempre pelas narinas.

O Prana flui através de milhares de canais de energia sutis chamados “nadis” e pelos chakras. A quantidade e a qualidade de prana e o jeito que este flui através dos nadis e chakras determinam o estado da mente. Se o nível de Prana é alto e seu fluxo é contínuo, suave e constante, a mente se mantém calma, positiva e entusiasmada. No entanto, devido à falta de conhecimento e atenção com a respiração, os nadis e chakras em pessoas comuns podem ser parcial ou totalmente bloqueados levando a um fluxo irregular e quebrado. Como resultado esta pessoa terá experiências com preocupações, medo, incerteza, tensões, conflitos e negatividades.

A prática regular aumenta e melhora a quantidade e a qualidade de prana, limpa os nadis e chakras bloqueados e resulta em um maior fluxo de energia, potencializando o entusiasmo e a positividade do praticante. Praticado corretamente sob supervisão adequada, pranayama traz harmonia entre o corpo, mente e espírito, tornando-o mais forte física, mental e espiritualmente.

O melhor de tudo é que para praticar uma respiração consciente não precisamos estar isolados ou em uma sala de Yoga/meditação. Podemos praticar no transito, no trabalho, durante as refeições, caminhando, estudando, enfim. Temos um poder lindo nas mãos, só depende de nós usá-lo em nosso benefício. Faça você o teste e sinta uma diferença enorme no seu dia a dia.

Hari Om!

Você conhece a Cura Prânica? Conheça aqui!

folganadirecao_mentoria_lp-39

Author Roberta Martiniano

Empreendedora, Designer em Sustentabilidade pelo Gaia Education, gerente de projetos, publicitária, filha de artista, reikiana, aquariana, yoguini, viciada em viagens e música, ama meditação e espiritualidade. Carioca de coração, e totalmente apaixonada pela dupla sol e mar!

More posts by Roberta Martiniano

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!