fbpx

Segunda é sempre…

By 9 de dezembro de 2013 Combustível No Comments

Segunda é sempre segunda, da mesma forma que fazer supermercado tem tudo pra ser chato e demorado, mas se o seu estado humor estiver pra cima, tudo pode ser diferente, divertido e surpreendente, imagine se uma cena como essa acontece na sua vida.

Já faz 5 semanas que durante toda segunda sugiro nos posts, menos reclamação e mais reflexão, pois percebo que o humor do tão famoso dia, não é dos melhores, como sei disso? Também travo uma batalha pra que a segunda tenha saldo positivo. Você deve estar pensando que já acordo animado e disposto, claro que não, demoro um tempo pra engatar aquela alegria e disposição, mas uso ferramentas e motivação para levar o dia de forma mais prazerosa. As principais técnicas são não reclamar e nunca comparar e ficar vivenciando as emoções e as atividades do final de semana, até porque estamos em outro estado mental e emocional. Nossos finais de semana são mais livres, convivendo com as pessoas que escolhemos, com roupas mais leves e com o tempo cronometrado por diversas ações prazerosas e animadas. Escolhemos ter um tempo livre, um tempo vago para não fazer absolutamente nada, apenas relaxar, ouvir uma música, e não pensar em nada, ficar naquele momento de preguiça profunda. Alguns escolhem o esporte, a natureza, movimentam o corpo em função do prazer de transpirar e produzir endorfina e normalmente voltam mais inspirados para a vida!

Isso é conhecido como ócio, que quando levado de forma intencional, equilibrada e colocada no dia a dia, vira o ócio criativo, assunto que defendo e sempre tento colocar em prática na vida.

“Espero que o ócio criativo não seja confundido com não fazer nada. Hoje, ócio criativo significa trabalhar, se divertir e aprender”
Domenico De Masi

O ócio criativo, título do livro do cientista italiano Domenico De Masi, revolucionou o conceito de trabalho, dizendo que as pessoas devem incluir, no seu dia-a-dia um momento que tenham atividades para descansar, momentos de lazer, e conciliar isso com o trabalho e a aprendizagem. É um conceito que quando colocado em prática a vida muda e fica mais prazerosa.

Se mesmo ao término desse texto, você ainda está pensando no sábado ou domingo, relembre a sensação de fazer esporte, estar com os amigos, se divertir e tente criar possibilidades para transformar as segundas, terças e os dias de negócio em pitadas de ócio criativo. No começo pode parecer estranho, mais garanto que se usar o tempo que gasta reclamando em planejamento para melhorar a rotina, seus dias serão bem mais prazerosos.

É essa a tal Folga na Direção que tanto falamos.

Grande abraço e uma ótima segunda!

 

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!