fbpx
Será que o ego é um inimigo mesmo?

Será que o ego é um inimigo mesmo?

By 31 de julho de 2015 Combustível No Comments

O ego realmente é um “companheiro de viagem” complicado. Ao mesmo tempo em que é a razão pela qual sofremos e nos frustramos, porque ele sempre tem a palavra final em como nós pensamos e sentimos, ele é quem dá razão e “sentido” para quem nós somos, e representa o caminho para encontrar a felicidade. O ego é a representação mais clara do nosso “eu”. Todos os nossos sentimentos, coisas que acreditamos, estão guardados nele e fazem parte de uma imagem que apresentamos para o mundo diariamente.

Tem muita informação equivocada em relação ao ego, por exemplo, achar que ‘transcender’ ou ‘matar’ o ego é uma forma de crescer como pessoa. Na verdade, é impossível para um ser humano vivo fazer isso. Mas já que é impossível, que caminho é o melhor a se tomar em relação ao ego?

Mudar certas características do ego é possível, praticando meditação, por exemplo. Nós também podemos treinar nosso ego entendendo que pessoa e ego não são uma coisa só. Mas isso não quer dizer que o seu ego muda. Na verdade, é você quem pára de se esconder de si mesmo, de criar ilusões e uma imagem de você que é maior do que o seu todo.

Por isso, é um caminho que vale muito mais a pena aceitar e viver com o ego, ao invés de ficar lutando contra ele. Você pode considerá-lo como não sendo você o tempo inteiro, e ele pode ser, sim, uma ilusão em muitos momentos, mas ele é real, e muito importante para continuar vivendo. É importante entender que por mais difícil que seja, não queremos viajar sem esse companheiro.

Artigo baseado no texto “The Ego is Not the Enemy“, do site The Mind Unleashed

Leia também: Empreendedorismo e o ego

Conheça nosso programa de desenvolvimento pessoal Foco na Direção!

 

Author Albano Moura

Jornalista do mundo e produtor audiovisual em busca de novos lugares, pessoas e ideias. Soteropolitano (logo percussionista), apaixonado pela natureza e pelo conhecimento.

More posts by Albano Moura

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!