fbpx

StartUp Weekend – Uma escolha muda o seu mundo!

By 26 de setembro de 2014 Combustível One Comment

– Por Rodrigo Borges –

Tudo começou com:
– Inscrevi você no Google StartUp Weekend! (bom, até onde eu sei isso não é convite é imposição.)
– Tá, mais posso pelo menos saber o que é?
– O maior evento de StartUp do mundo, que acontece em mais de 50 países, com duração de um final de semana e reúne mais de 100 pessoas entre elas: empreendedores, desenvolvedores, inovadores, mentores, investidores, resumindo um monte de SONHADORES que juntos podem mudar o mundo…Ah outra coisa, pensa em uma ideia pra apresentar, ok?
– Ideia? Ta ok!

Sinceramente fiquei bem animado com tudo, mas com o tempo apertado, repensei algumas vezes se iria mesmo, pois sabia que eventos assim abrem muitas oportunidades e oportunidades geram demanda e demanda gera trabalho e trabalho te consome tempo e ter tempo para o não-trabalho tem sido minha principal busca!

Chegou o dia, sexta feira 19:00, Ribeirão Preto. Chegamos com forte chuva, fato que não acontecia há algum tempo, no segundo andar uma sala lotada de gente, nos corredores pessoas andando pra lá e pra cá e na porta os organizadores com um sorrisão dando as boas vindas! Entrei na sala e lá na frente o perfil apresentador/líder de acampamento sugeriu uma brincadeira para quebrar o gelo e também para levantar aquelas almas cansadas do trabalhado da semana inteira. Meio envergonhados começamos uma interação e assim começou um dos eventos mais modificadores que já participei, não sabia como aquilo tudo seria um aprendizado GIGANTESCO!

“Ser surpreendido te faz viver o agora e isso é transformador”

Tinha em mente uma ideia, que nasceu poucos minutos antes do evento, de uma reflexão sobre como a semana tinha sido corrida . 58 ideias foram apresentadas, 15 validadas e a minha estava entre as selecionadas! Feliz e surpreso com a notícia, era hora de montar a equipe e naturalmente pessoas se aproximaram oferecendo para fazer parte. Que maravilha, nascia ali a Vale30. Começamos defendendo uma ideia de unir em plataforma online oferta e demanda de horas, não posso contar muito, pois a ideia virou realidade e está sendo trabalhada. Quebramos 2 vezes, mudamos de ideia, alguns desanimados para um lado, outros muito motivados do outro e o trabalho andando a mil por hora, o clima ali era tão bacana que até pessoas de outros grupos vinham debater ideias e propor soluções, o que foi fundamental para a lapidação da ideia. Programadores, idealizadores e empreendedores na mesma mesa discutindo e defendendo uma ideia que a poucas horas nem existia.

SWRibeirao

Nesta experiência muitos pontos foram validados na minha vida:
Suas decisões mudam a sua realidade – Estar aberto a novas experiências é muito necessário e te tira da zona de conforto.
Desapego – Tua ideia pode não ser a mais adequada para aquele projeto e escutar outras opiniões faz toda a diferença.
A tecnologia é a mudança – Arrisco dizer que se nosso querido Gandhi tivesse alguns aplicativos e um pessoal da T.I ali no meio daquela multidão, a sua mensagem e consequentemente a mudança nos pensamentos das pessoas seria muito mais rápida. Como é fascinante e facilitador este mundo da tecnologia!
Acredite na sua ideia – Em 54 horas uma ideia que sugeri se tornou uma empresa com nome, logo, site, aplicativo, equipe e plano de negócio, e tudo isso porque compartilhei algo que acreditava ser possível, portanto espalhe seus sonhos e suas ideias para o mundo, tem alguém querendo somar força e inteligência para torná-la realidade.
Comemore todos os momentos – O caminho é tão importante quanto o destino final. Celebrar cada conquista realmente é o que vale nessa vida!
A necessidade te faz mais criativo – Quando colocados em situações que precisamos decidir e com objetivo claro, a inspiração vem e tudo se resolve.

O evento tem um diferencial que conta muito, mentores e organizadores que com sua experiência, fazem um papel fundamental de pai ou mãe – aquela velha história de puxar a orelha, ajudar a levantar do tombo e te indicar o caminho – essas pessoas ficavam o tempo todo compartilhando conhecimento e orientando para que as ideias se tornem realidade. O “lider de acampamento”, era um cara fundamental nesta história toda, ele era o responsável por deixar o ambiente alegre e fértil para que sonhos, ideias e soluções brotassem.

O grande momento: 4 minutos do Pitch
Chegou a hora onde as mais novas empresas apresentam em 4 minutos tudo o que foi criado e defendem os próximos passos, para uma banca de jurados(caras que estão ali para perguntar o que você não quer ouvir). Este momento é emocionante e para a minha imensa alegria nossa ideia e a nossa mais nova empresa foi a grande Campeã do Google StartUp Weekend.

Não sei o futuro de tudo isso, mas sinto diariamente como tudo que vivi me fez olhar a vida de um outro ângulo. Em cada reunião ou encontro que tenho, em cada decisão que tive que tomar esta semana, lembro de situações do evento que me ajudam. Ali não aprendi fazer negócio ou montar uma empresa, ali tive o prazer de conviver com pessoas engajadas e sonhadoras, com mestres e mentores generosos, com gente que pensam e somam para um mundo melhor através do coletivo e reencontrar um líder de acampamento que te faz sentir criança novamente!

Sou muito grato a todos que ali pude trocar conhecimento, risadas, preocupações e abraços. O que fica é o desejo de que mais surpresas dessas apareçam na minha vida!

Leia também – Você está aberto para balanço?, Questão de atitude!

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Join the discussion One Comment

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!