fbpx

Você tem definida qual direção quer seguir?

By 5 de novembro de 2013 Combustível No Comments

Cada um de nós tem seu propósito de vida e, para alcançar este propósito, traçamos nossos ciclos estratégicos, definimos quais competências necessitamos aprender ou aprimorar e implementamos nossos planos, gerando performance e satisfação. Como esta estrutura no indivíduo não é tão óbvia, vamos explorar um pouco cada um destes pontos:

– Propósito: este é o ponto inicial e final, a resposta de porque estamos vivos, o que pretendemos realizar. Muitos de nós passamos a vida procurando o sentido de nossa existência e arrisco dizer que quase todos terminam sem a resposta exata. Mas muito mais importante do que encontrá-lo é saber se estamos na direção correta, é a beleza da caminhada. O problema acontece quando o indivíduo nunca parou para refletir sobre o seu propósito, nunca investiu tempo em seu autoconhecimento, em ser íntimo de si mesmo. Quando isto não ocorre vive-se uma vida “sem sentido”, sem saber o que alcançar.

– Ciclos: quando sabemos a direção que queremos seguir temos a oportunidade de escolher o caminho. E eles mudam, sempre. Por isso temos os ciclos, que são como os projetos de vida que estamos implantando agora. Podemos estar em uma mesma empresa, ou até no mesmo cargo por vários anos, mas se pararmos para observar não estamos fazendo a mesma coisa, já tivemos vários combinados ou vários projetos, que podemos chamar de ciclos, que iniciaram e terminaram, provocando o inicio de um novo ciclo. O segredo é entender se o ciclo que estamos iniciando, no meio, ou até finalizando está coerente com o nosso propósito. Se não estiver, sinal de alerta!

– Competências: os treinamentos que fazemos ou o nosso plano de desenvolvimento não são aleatórios, devem ser relacionados com o nosso propósito e com o nosso ciclo. Para fazer bem este meu ciclo, quais as competências eu deveria agregar ao meu currículo, ou ainda, para um futuro ciclo, qual a competência eu devo agregar já, para as chances de sucesso neste ou no próximo ciclo serem maiores. Aqui o ponto importante é saber se aquilo que estamos treinando e nos capacitando está contribuindo para o nosso ciclo e propósito.

Você tem definida qual a direção quer seguir?

Tire alguns momentos de folga para pensar sobre seu propósito de vida.

Texto inspirado e editado do artigo original escrito por Daniel Levy:

www.endeavor.org.br/artigos/gente-gestao/produtividade/nossa-vida-tambem-precisa-de-gestao

 

 

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!