fbpx
3º Meetup de Impacto: Negócios Sociais e Cidades Sustentáveis

3º Meetup de Impacto: Negócios Sociais e Cidades Sustentáveis

By 8 de dezembro de 2018 Experiências No Comments

Desde a preparação até o fim, foram muitos exemplos de cooperação, colaboração e empatia no  3º Meetup de Impacto.

Fruto da parceria do Folga na Direção, Impact Hub Floripa, Passeio Pedra Branca e SEBRAE/SC, o evento tratou de forma leve, dinâmica e humanizada os temas Negócios Sociais e Cidades Sustentáveis, que tornam-se cada dia mais relevantes para o futuro do nosso planeta e, principalmente, o futuro da humanidade. São assuntos não só relevantes, mas necessários, considerando os crescentes problemas ambientais e sociais observados e comprovados a cada dia que passamos vivendo em função dos velhos paradigmas.

Seguindo as inspirações que tivemos dos eventos TEDxFloripa Salon e Festival SGB, que o Truck esteve presente, realizamos mais um evento com a cara do Folga, coletivo, profundo, leve e memorável! Dois dias antes do evento, o Folga Truck entrou na Cidade Pedra Branca e estacionou em frente ao Impact Hub Continente, chamando a atenção dos moradores e trabalhadores locais. A preparação, comunicação e colaboração entre os parceiros realizadores do evento refletiram bem os valores humanos e conscientes que se confirmaram no dia, e cada parceiro trouxe algo essencial para o conjunto. Nós coordenamos esse time de parceiros, fizemos a curadoria, produzimos e desenhamos a experiência, o Impact Hub apoiou com a rede e colocou a disposição sua equipe cuidadosa e simpática, assim como seu espaço convidativo de coworking para o happy hour, Pedra Branca serve como exemplo vivo de que uma cidade sustentável é possível, e foi o espaço tranquilo que recebeu o evento, sempre com famílias e crianças brincando à nossa volta. Já o SEBRAE/SC, com suas representantes, articulou e foi o grande apoiador para a concretização do evento. Mas realmente, foi a PLATEIA maravilhosa e os PALESTRANTES que, com sua presença e participação, fizeram tudo isso ser possível, compartilhando conhecimentos, indagações e suas iniciativas de impacto.

As palestras foram riquíssimas, trazendo exemplos reais de negócios sociais e cidades sustentáveis, sendo um deles o próprio local do evento. A primeira delas foi do Dilnei Silva Bittencourt, engenheiro civil, ex diretor da Portobello Construções e da Pedra Branca Ltda, que participou da idealização e execução da Cidade Pedra Branca. Em sua palestra ele trouxe muitas reflexões e exemplos do impacto negativo que nossas cidades tem no planeta, assim como soluções comprovadas e em desenvolvimento para sanar estes problemas, para contribuir por um planeta mais sustentável.

A segunda palestra do dia foi da Maíra Rodrigues, internacionalista com especialização em Ciências Políticas, sócia e community manager do Impact Hub Floripa, que trabalha há quatro anos acompanhando e mentorando negócios sociais. Em sua fala ela trouxe diversos exemplos concretos e atuais de negócios sociais criativos e em desenvolvimento, deixando claro os potenciais de impacto positivo que esse tipo de empreendedorismo tem.

A terceira e última fala foi da Larissa Kroeff, co-fundadora da ?Meu Copo Eco, trazendo para o Brasil a logística reversa para copos reutilizáveis, solução para fazer eventos lixo zero. Com sua experiência pessoal e profissional ela reforçou a importância de se repensar o uso e descarte do plástico na nossa sociedade, denunciando um futuro próximo e poluído do nosso planeta, se as pessoas não aprenderem a importância de um consumo consciente e autorresponsável.

Antes, entre e depois das palestras, Rodrigo teve muitas chances de compartilhar reflexões e ideias sobre como o modo que empreendemos e construímos nossas cidades, está diretamente ligado ao modo como tratamos nós mesmos e as pessoas ao nosso redor. Como a jornada de autoconhecimento, contato com a essência e criação de hábitos saudáveis é essencial para a criação de negócios e espaços urbanos saudáveis.

Logo após as palestras inspiradoras, iniciou-se uma roda de diálogo enriquecedora entre palestrantes e plateia, mediada pelo Rodrigo, para a construção de um pensamento coletivo sobre os temas do evento.

“Desenhamos todos os eventos do Folga Truck, para ter inspiração, troca de conhecimentos, celebração e conexão entre todos os participantes. Precisamos diminuir as barreiras entres plateia e especialistas, afinal quem se junta ao redor do Folga Truck tem um propósito em comum.”   Rodrigo Borges

No final eliminamos as cadeiras e formamos uma grande roda para que, olhos nos olhos, sem barreiras, pudéssemos nos recordar e reconhecer que estamos todos juntos na mesma caminhada e que precisamos nos apoiar. A conversa iniciada ali, terminou em um happy hour cheio de trocas importantes para o futuro da Grande Florianópolis e do planeta.

O evento que começou em meio à uma chuva forte, terminou com uma linda tarde de sol, gerando inspiração, troca de conhecimentos e visibilidade para iniciativas locais.

Seguimos pelas estradas da vida, celebrando os encontros e agradecendo pelas pessoas e iniciativas que rodeiam nosso Folga Truck.

Vamos junt@s!

Quer saber mais? Deixe seu contato no formulário abaixo, que em breve enviaremos as palestras gravadas e novidades sobre os próximos eventos.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Author Rodrigo Borges

Ócio Criador do Folga na Direção. Criativo por natureza, músico por vocação, ator por educação e empreendedor por diversas razões. Formado em Marketing e Agronegócio.

More posts by Rodrigo Borges

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!