fbpx

Conheça o Ecoetrix Parquescola, este projeto encantador!

By 15 de janeiro de 2015 I.P.V.A One Comment

POST Ecoetrix– Por Rafael Andreoni –

Salve Galera Una!

Hoje tenho a honra de estrear no Folga na Direção para inaugurar uma categoria de grande importância que vai ao encontro da nossa visão da Nova Economia, I. P. V. A – Investimentos para viabilizar ações – a nossa área para compartilhar e ajudar na divulgação de projetos de financiamento coletivo.

O primeiro projeto é o Ecoetrix Parquescola, que consiste em um centro de desenvolvimento de envolvimentos. O sonho de um grande projeto: a criação das escolas do futuro, que nos ensinam o que precisamos aprender para sermos mestres de nós mesmos, convivendo em harmonia com as pessoas e a natureza. Uma escola dentro de uma ecovilla! Lugar de estímulos e oportunidades para que as pessoas possam estar mais próximas umas das outras, mais conectadas ao meio socioambiental aonde vivem, em um constante exercício de integração. Um espaço vivo, criado para ser um ambiente de aprendizado, intuição, motivação e difusão de valores humanos. Reunir ecologia e educação em um espaço recreativo: este é o fundamento do Ecoetrix Parquescola.

 

“O planeta e a sociedade não vão se transformar sozinhos; o protagonista do processo é também a humanidade. E é exatamente isso que nossa escola busca desenvolver nas pessoas, essa humanidade. Buscamos formar cidadãos conscientes, capazes de perceber o valor de cada ação, de cada gesto verdadeiro. Assim como nosso planeta, nossa escola precisa ser salva. É hora de unirmos forças. Pensar global e agir local.”

Uma Comunidade de Aprendizagem
Como dissera uma vez Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Nas escolas do futuro, não há sala de aula, nem turmas. Não há manuais para cada aluno, nem uniformes. Aprender passa por investigar. Ensinar é facilitar o acesso ao saber. As diferentes idades e ciclos se integram para evoluir coletivamente. Os alunos propõem projetos de pesquisa sobre áreas de conhecimento que lhes entusiasmam. A autonomia é fundamental, e os professores ajudam (e se desenvolvem) nessa tarefa; o aprender se faz junto, na troca de experiências, de ideias, de gostos e de sonhos. Assim, por meio de uma série de incursões pelos problemas da própria comunidade, a aprendizagem ganha significado. José Pacheco sempre diz: “Escolas são pessoas.” O objetivo é contribuir para a formação de uma rede de comunidades de aprendizagem no Brasil.

O Desafio
O Ecoetrix é fruto de 4 anos de trabalho. Por enquanto, as crianças são recebidas no contra-turno (depois de suas aulas) e organizam-se inúmeros cursos e vivências por aqui, para crianças e adultos. O maior sonho é transformar o Ecoetrix em uma escola de verdade, legitimada pelo MEC e pelo governo, tornando-nos referência e opção real para uma educação de vanguarda. A papelada já está toda pronta e as conexões institucionais estão muito bem encaminhadas… Portanto, para inaugurar definitivamente o Parquescola só é necessário terminar nossas obras e estabelecer essa parceria com o Projeto Âncora através da formação de nossos educadores. Tem muita água pra rolar!

O Financiamento Coletivo
Se o seu coração conecta com o projeto, se acende uma vontade de fazer parte dele, de compartilhar o sonho, aí você colabora com o que puder… E, pela lei da reciprocidade que sustenta a economia do amor, sua contribuição se transforma em uma bela recompensa. Dessa forma quebra-se a antiga estrutura de custo, pois as pessoas que acreditam no projeto o financiam diretamente. Isso é união e empoderamento social! Plataformas online como a Benfeitoria e o Catarse são veículos operacionais na web, onde podemos estudar os projetos e escolher como colaborar com eles.

AÇÃO: Reconstruir o Parquescola Ecoetrix, parcialmente devastado por um incêndio.
INVESTIMENTO: Através da Benfeitoria – http://benfeitoria.com/ecoetrix
DATA: até 17 de janeiro

Author Rafael Andreoni

Economista de formação e cineasta por acidente, investiga a filosofia e explode de poesia para realizar seu trabalho em sintonia com o sentimento do mundo e a esperança há.

More posts by Rafael Andreoni

Join the discussion One Comment

  • Estivemos visitando o local, conhecendo as estruturas visando apoio para recuperação de áreas devastadas pelo incêndio e realmente é um excelente projeto. O mundo atual precisa deste toque de convivência, sensibilidade e humanidade; harmonia entre as pessoas… Rodrigo Goulart / Instituto Estadual de Florestas.

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!